Sob investigação

Imagens que circulam nas redes sociais mostram maus tratos a cachorros em pet shop de Curitiba

Um pet shop do bairro Boa Vista, em Curitiba, é suspeito de maltratar animais durante o banho e tosa. Imagens das agressões foram divulgadas nas redes sociais quinta-feira (22) e indignaram internautas. O proprietário do estabelecimento foi filmado nos vídeos. A Delegacia do Meio Ambiente (DMA), da Polícia Civil, investiga o caso.

No vídeo, gravado pelo circuito interno do estabelecimento em diferentes salas do pet shop, é possível ver um homem dando tapas e socos nos cães e usando força para contê-los. Em um dos vídeos, um cachorro leva um chute.

Até a manhã desta sexta-feira (23), uma das postagens no Facebook já contava com 160 mil visualizações e quase 8 mil compartilhamentos, gerando muita revolta.

A Polícia Civil notificou o proprietário e demais funcionários do pet shop a comparecer à DMA nesta sexta-feira (23). Eles assinarão um termo circunstanciado – registro utilizado para infrações de menor potencial ofensivo, com pena máxima de dois anos de reclusão ou multa – e podem responder pelo crime de maus tratos a animais.

Defesa

O advogado Mauricio Tsakiris Maia, que defende o pet shop, afirma que as imagens foram obtidas de forma ilegal e montadas. “Isso foi feito de maneira tendenciosa para parecer que se trata de uma pessoa violenta”, argumenta o advogado.

Segundo Maia, o homem que aparece nas imagens trabalha na área há 16 anos, com prêmios nacionais e internacionais. “Ele sempre desempenhou suas atividades com muito amor e profissionalismo, por isso está no ramo há tanto tempo”, afirma.

O defensor afirma que desde que os vídeos foram divulgados, o rapaz flagrado nas imagens vem sofrendo ameaças. O advogado garante que o proprietário do estabelecimento se apresentará à DMA de maneira voluntária para esclarecer os fatos à polícia.

Veja as imagens registradas pelas câmeras de segurança do pet shop: