soltou o verbo

Greca critica ‘madames’ do Batel em visita à fábrica de ligeirões

O prefeito Rafael Greca visitou a fábrica da Volvo, na Cidade Industrial de Curitiba. Foto: Daniel Castellano/SMCS
Prefeito Rafael Greca. Foto: Daniel Castellano/SMCS

A visita do prefeito Rafael Greca à fábrica da Volvo, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na tarde desta segunda-feira (26) foi marcada por críticas aos moradores da região da Praça do Japão. Parte deles é contra a abertura de um trecho do espaço para a passagem da linha Ligeirão Norte-Sul, que vai trafegar entre o Terminal Santa Cândida à estação Bento Viana, no Batel. Mesmo com a oposição, as obras no local iniciaram nesta segunda.

Durante a visita, o prefeito acompanhou a produção dos 25 novos biarticulados que integrarão a linha Ligeirão a partir do dia 28 de março e enfatizou que somente alguns moradores do entorno da praça não estão festejando a novidade. “Umas quatro ou cinco madames [da Praça do Japão] estão bravas comigo, mas o resto da cidade está adorando”, disse.

Ainda segundo ele, apenas 168 metros quadrados da praça sofrerão mudanças para que os ônibus consigam circular e nenhuma árvore será cortada para isso. Esse tamanho “equivale a um quinto dos apartamentos das senhoras que reclamam” e “dá a dimensão do tamanho da cabecinha dos que me fazem oposição”, criticou ao pontuar que os novos ônibus atenderão 36 mil usuários do transporte coletivo.

Durante a visita desta segunda-feira, o prefeito conheceu todo o processo de produção dos biarticulados e recebeu um certificado de treinamento da Volvo. Ao fim do passeio, ele ainda apresentou à imprensa o primeiro ônibus totalmente pronto.

O coletivo é vermelho-meteoro, retornando para a coloração dos primeiros biarticulados de Curitiba. Além disso, possui oito câmeras de segurança instaladas em toda sua extensão, atendendo à legislação municipal e à antiga solicitação do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), que pedem mais segurança no transporte coletivo.

Produção

De acordo com Jorge Marquesini, vice-presidente de operações industriais da Volvo, até agora foram finalizados dez chassis dos novos biarticulados, e todos serão enviados à empresa Marcopolo, responsável pela construção da carroceria. “Lembrando que nosso compromisso é entregar todos até o fim do mês”, afirmou.

Segundo ele, a linha de produção de cada chassi dura aproximadamente quatro dias. “O processo começa antes, com a compra das peças da Europa e de fornecedores brasileiros. Mas este é o tempo necessário desde a entrada do chassi na linha de produção até sua saída”, explicou.

Inauguração

Durante a visita, Greca informou que os novos biarticulados fabricados pela Volvo serão inaugurados em 28 de março. De acordo com ele, a data foi escolhida para que a entrega seja um presente à cidade de Curitiba em seu 325º aniversário, celebrado no dia 29. O prefeito ainda afirmou que a tarifa cobrada atualmente não sofrerá alteração, permanecendo em R$ 4,25.