Agora vai?

Greca anuncia licitação para obras de conclusão no Viaduto da Vila Pompeia

Viaduto da Vila Pompeia, no Tatuquara. Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná

A “novela” do viaduto da Vila Pompeia, no Tatuquara, que se arrasta desde setembro de 2015 – data em que a construção sobre a BR-116 ficou pronta, parece estar próxima do fim. Aguardado ansiosamente por quem vive, circula ou trabalha na região, a liberação do viaduto “novinho” que há anos permanece fechado deve avançar, já que a licitação para o conjunto de obras que permitirão a circulação de veículos pela estrutura foi anunciada nesta segunda-feira (19), pelo prefeito Rafael Greca, em visita à região.

Leia também: Viaduto sem uso no Tatuquara

Construído pela Concessionária Arteris, o viaduto situado no caminho entre Curitiba e cidades da região metropolitana como Fazenda Rio Grande e Mandirituba, até hoje não possui alças de acesso, que são de responsabilidade da prefeitura de Curitiba. Para que estas alças sejam construídas, o investimento calculado pela administração municipal ficou em R$ 7 milhões, o que inclui intervenções no sistema viário, drenagem, pavimentação, sinalização, iluminação, relocação das redes de água e de esgoto, calçada e paisagismo.

Nos últimos anos, outro empecilho para a liberação do viaduto era a situação das cerca de 50 famílias que vivem na Rua Francisco Xavier de Oliveira, bem “no caminho” da alça de acesso que precisa ser feita para a pista sul da BR-116, no sentido Fazenda Rio Grande. Como estas famílias até o momento permanecem na região, sem serem reassentadas, não foi possível alargar a rua, o que também deve mudar. Nesta segunda-feira, muitos destes moradores acompanharam na cabeceira do viaduto a assinatura do documento que deve permitir a conclusão das obras.

Obras

Nesta nova etapa, segundo a prefeitura, a Rua Francisco Xavier de Oliveira será pavimentada desde o cruzamento com a Delegado Bruno de Almeida e os moradores terão acesso a Curitiba, passando sobre a BR-116. Também haverá acesso à rodovia no sentido sul, em direção a Fazenda Rio Grande, por uma alça que será construída.

Leia também: Prefeito autoriza projetos do viaduto Pompéia e trincheira sob a BR-116

Com as obras na Rua Francisco Xavier de Oliveira, será possível retornar ao bairro pela Francisco Wacherski. As ruas José Zanoncini e Francisca Ferreira da Luz, no entorno do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, serão pavimentadas, dando mais segurança à comunidade escolar.

Mudança de endereço

A Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) afirma que está em fase de conclusão do estudo topográfico. Além disso, a área social da companhia anunciou que analisou o perfil de cada uma das cerca de 50 famílias que vivem neste trecho da Vila Pompeia e que poderão ser reassentadas.

A partir deste estudo será possível confirmar o total de famílias que precisará ser relocada para outras áreas na mesma região do Tatuquara. As relocações serão feitas em etapas, conforme o andamento das obras e a necessidade de liberação.

Leia também: Obras no Tatuquara ainda demoram

O anúncio da licitação foi feito pelo prefeito, acompanhado da vice-governador Cida Borgheti, do secretário de Obras Públicas e vice-prefeito Eduardo Pimentel, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário Luiz Fernando Jamur, e do administrador da Regional Tatuquara, Jadir Silva de Lima. Os vereadores Rogério Campos e Beto Moraes também acompanharam a cerimônia.

Pra onde vamos?