Prepara a jaqueta!

Frente fria promete deixar temperaturas lá embaixo e pode até gear nessa semana

Há possibilidade de geada nessa semana. Foto: Antônio More/Arquivo.

Já tirou as blusas, jaquetas e calças quentes do armário? Se ainda não o fez, saiba que vai precisar. Neste domingo (23), Curitiba registrou a menor temperatura de 2017 até agora, com termômetros marcando 11,9°C, segundo o INMET, mas a tendência é de que a semana seja ainda mais fria, com previsão de que as temperaturas fiquem menores em todo o Paraná e uma frente fria traga temperaturas mínimas de até 5°C em Curitiba e Região Metropolitana.

Segundo o Climatempo, essa frente fria já estava prevista para o final de abril e começa a atingir a região Sul a partir de terça-feira (25). O deslocamento deve ser rápido sobre todo o país e, em até 48 horas, os ventos frios de origem polar devem ser sentidos.

Foto: Paulo Henrique Pinheiro/Climatempo.
Rio Grande do Sul já teve registro de geada neste domingo. Foto: Paulo Henrique Pinheiro/Climatempo.

Essa frente fria, conforme o instituto, traz consigo a característica de que deve ser aberta a temporada de outono/inverno de 2017. Além dos termômetros mais baixos, haverá condição também de chuva forte em diversas áreas de quase todas as regiões do país durante o deslocamento.

Com esta massa polar, a previsão é de que o país tenha recordes de frio. Na região Sul, há possibilidade de temperaturas abaixo de zero e geadas pela primeira vez neste ano. No Rio Grande do Sul, neste domingo já teve registro de gerada na região de Soledade, centro do Estado.

Termômetros

A partir desta semana, os termômetros em Curitiba não devem passar dos 25°C. A mínima para esta segunda-feira (24) vai ser de 11°C. Na quarta-feira (26), há previsão de chuva. O frio ainda mais intenso vai chegar à quinta-feira (27) e se estende até o próximo domingo (30), quando os termômetros podem marcar 5°C. Veja abaixo:

Foto: Reprodução/Climatempo.
Foto: Reprodução/Climatempo.