Ah, não!

Foi bom enquanto durou! Calor vai embora e chuva se apresenta na cidade

Foto: Átila Alberti.

Os curitibanos começam a se despedir nesta segunda-feira (29) das temperaturas altas do fim de semana. A partir de hoje haverá mudanças no tempo em todo o estado. Isso porque há uma frente fria avançando do Sul do país em direção às regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

De acordo com o Simepar, a tendência é que a instabilidade atmosférica aumente nas demais regiões e que haja uma quebra nas máximas. Nesta segunda, já pode ser necessário ter de usar o guarda-chuva. Há previsão tanto de pancadas de chuva quanto de descargas elétricas. O Simepar também não descarta a ocorrência de temporais em alguns pontos do estado. “O calor vai diminuir progressivamente, sendo que entre a tarde e noite podem ocorrer chuvas. É uma frente fria que vem lentamente”, comenta o meteorologista Fernando Mendes.

Em Curitiba, a máxima hoje chega a 25ºC. No Litoral, os termômetros seguem um pouco mais elevados, com máxima de 27ºC. No Norte, as temperaturas continuam bastante elevadas, com pico de 30ºC em Londrina e 31ºC em Jacarezinho.

Na terça (30), o tempo segue instável em todas as regiões do Paraná. Apesar de não fazer o frio do início da semana passada, as temperaturas não aumentam muito ao longo dos dias. “A partir de amanhã [terça] não esquenta”, reforça Mendes. O tempo permanece chuvoso.

Em Curitiba, a mínima será de 13ºC e a máxima de 19ºC, 6 grauas a menos que o previsto para esta segunda. O dia ficará parcialmente nublado e as chuvas e trovoadas não estão descartadas.

No Norte, a temperatura máxima cai para 22ºC, enquanto a mínima segue em 16ºC, em Londrina. No Oeste, em Cascavel, a mínima será de 15ºC e a máxima de 25ºC. No Litoral, os termômetros chegam a 24ºC, em Pontal do Paraná. A mínima deve ser de 17ºC.

Na quarta, as máximas despencam ainda mais. Em Curitiba, a temperatura oscila de 11ºC a 18ºC, entre períodos nublados e com chuva a qualquer hora do dia. Em Londrina, a máxima será de 22ºC, enquanto a mínima de 13ºC. Em Foz do Iguaçu, a mínima pode ser de 11ºC e a máxima de 21ºC. Em Pontal, no Litoral, as temperaturas vão de 17ºC a 23ºC.