santa felicidade

Festa da Uva começa nesta sexta, com distribuição de macarronada

Festa da Uva é neste final de semana em Santa Felicidade. Foto: Átila Alberti.
Foto: Átila Alberti.

Começa nesta sexta-feira (2) a 60ª Festa da Uva de Santa Felicidade. Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, o bosque São Cristovão deve receber cerca de 18 mil pessoas durante a celebração. Entre shows e apresentações típicas, o destaque é para o cardápio italiano, com frango, polenta, risoto, além do vinho. Já nesta sexta, 400 quilos de macarrão serão distribuídos ao público.

Se há 60 anos alguém dissesse ao senhor Armando Túlio que a quermesse da Paróquia de Santa Felicidade atravessaria mais de meio século de vida, ele daria risada. Mas hoje, ao olhar o tamanho que a Festa da Uva tomou, o neto de imigrantes italianos sorri de orelha a orelha: “Quando alguém começa uma festa assim, não imagina onde vai parar, não é?”, diz ele com um sotaque típico.

Os números da festa são superlativos: quatro mil quilos de macarrão, quatro mil de risoto, cinco mil de polenta e seis mil de frango a passarinho. Tudo isso será servido com a ajuda de 300 voluntários. De acordo com José Carlos Casagrande, um dos organizadores do evento, a Festa da Uva é um dos principais festejos do bairro, e também o mais longevo da história. “Quando foi criado, era apenas uma quermesse no pátio da Paróquia”.

Mas a Festa da Uva não é só de muito vinho e comida. Durante os três dias de evento, os grupos folclóricos e bandas de Santa Felicidade irão apresentar músicas tradicionais italianas e performances de dança para quem estiver lá. “O objetivo, além de arrecadar fundos para a as obras assistenciais da igreja, é mostrar que a cultura italiana tem mais do que apenas o macarrão e a Tarantella”, completa o organizador.

No primeiro dia de festa, na sexta-feira (2), serão distribuídos gratuitamente 400 quilos do Suculento Macarrão, uma porção-degustação de macarronada com molho bolonhesa e queijo ralado. A abertura tem a presença de autoridades locais e a apresentação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade, ao som de canções italianas do grupo musical “I Veneti in Brasile”.

A programação completa da 60ª Festa da Uva de Santa Felicidade pode ser acessada no site do evento.