feirão

Nossa Feira tem atividades retomadas em Curitiba

Pontos do Nossa Feira fechados por causa da chuva são reabertos. Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Pontos do Nossa Feira fechados por causa da chuva são reabertos. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Foram retomadas as atividades dos cinco pontos do programa Nossa Feira que estavam suspensos desde o dia 16 de janeiro. Nesta segunda-feira (29), a Praça 19 de Dezembro, no Centro, voltou a receber a feira, que comercializa frutas e hortaliças a preço único por quilo – R$ 2,29. Além do Centro, as regionais da Barreirinha, Boa Vista, São Braz e Vila Lindoia também voltam a receber o Nossa Feira semanalmente.

As cinco regionais tiveram o programa temporariamente suspenso após a chuva que caiu no dia 16 de janeiro danificar as barracas que formam a estrutura do serviço. Os cinco pontos são administrados pela Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo (Cooacol).

Sem condições de uso das estruturas, as regionais ficaram sem as feiras até esta segunda-feira. Nesta terça-feira (30), o serviço esteve no São Braz, e vai para o Barreirinha na quarta-feira (31), para a Vila Lindóia na quinta-feira (1) e para o Boa Vista na sexta-feira (2).

Outras cinco feiras fazem parte do programa, no Jardim Primavera, no Cajuru, no Campina do Siqueira, no Pilarzinho e na CIC-Diadema, estas administradas pela Cooperativa de Processamento e Agricultura Solidária de São José dos Pinhais (Copasol). O calendário completo do programa Nossa Feira pode ser acessado no site.

Câmbio Verde

Outro programa que retomou suas atividades em janeiro foi o Câmbio Verde, que faz trocas de lixo reciclável por frutas e verduras. São 100 pontos de troca itinerantes espalhados por Curitiba, que entre as terças e sextas-feiras passam pelas 10 regionais da cidade. O programa atende a população com renda de até 3,5 salários mínimos.

Para fazer a ‘compra’, o curitibano precisa levar pelo menos quatro quilos de resíduos recicláveis até um dos caminhões de troca. Cada quatro quilos de lixo valem um quilo de alimento. Óleos vegetal e animal também podem ser trocados, sendo que cada dois litros de óleo vale um quilo de alimento.

Ao todo, são atendidas, em média, sete mil pessoas por mês e são coletadas 350 toneladas de recicláveis. A quantidade de alimentos chega a 100 toneladas.