Domingo

Faltando três dias para o fim do verão, Curitiba registra dia mais quente do ano

Foto: Arquivo/Tribuna.

Depois de um verão de muita chuva, a estação, que termina na próxima quarta-feira (21), se despede lembrando que é época de calor. O último domingo (18) foi o dia mais quente do ano em Curitiba, segundo o Instituto Simepar, registrando 33,7º C por volta das 16h. E quem aproveitou o tempo bom para passear sentiu na pele um calor ainda maior, já que a sensação térmica nesse horário chegou a 36,5º C.

O dia foi tão quente que fez com que Curitiba ficasse mais abafada que Antonina, no Litoral do estado, conhecida pelas altas temperaturas nesta época do ano. A cidade, no caso, alcançou máxima de 30,3º C e sensação de 35,7º C. Já no interior, o domingo foi ainda mais quente. Em Loanda, no Noroeste paranaense, os termômetros chegaram a 37,3º C. Na mesma região, Guaíra teve 36,4º C e a sensação térmica chegou a 49,7º C.

De acordo com o meteorologista do Simepar Tarcízio Valentin, o calor deste domingo foi típico do verão. “Não tivemos nenhum sistema atuando sobre a região leste do Paraná e que fizesse a temperatura cair. E hoje ela vai continuar elevada, com máxima de 31º C”, explica. Mas isso vai mudar, principalmente entre os Campos Gerais e o Litoral. “Estamos com uma frente fria se deslocando no Sul do país. Com a mudança da estação, as temperaturas vão ficar mais amenas”.

Segundo ele, além de as temperaturas caírem um pouco, a chuva deve retornar à capital. “A chuva começa hoje e segue nos próximos dias. Como é uma frente, chove de maneira mais generalizada de hoje para amanhã. A partir de quarta, são localizadas”, diz.

Chuvas de domingo

No fim da tarde de domingo (18), uma chuva rápida com ventos fortes causou alguns estragos pontuais em Curitiba. Uma árvore caiu e interrompeu o trânsito na Rua Eduardo Sprada, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Segundo a prefeitura, o vento derrubou galhos nas ruas Bruno Filgueira (no Batel), Princesa Isabel (Bigorrilho), Monsenhor Ivo Zanlorenzi (Campo Comprido) e Passaúna (CIC). Houve alagamento na Rua Visconde de Nácar, próximo à Rui Barbosa, no Centro, sem prejuízos materiais.