exclusividade

Exonerado, Moro não é mais professor da federal

Juiz federal Sérgio Moro. Foto: Daniel Castellano
Sérgio Moro. Foto: Arquivo.

O Diário Oficial da União publicou na edição desta quinta-feira (15) a exoneração do juiz federal Sergio Moro do cargo de professor de Direito Penal e Processual Penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Paraná, Moro lecionava no Departamento de Direito Penal desde 2007.

A portaria é assinada pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFPR, Douglas Ortiz Hamermuller, e datada de 13 de março com o seguinte texto: “I. Exonerar, a pedido, nos termos do Art. 34 da Lei nº 8.112/90, a partir de 08 de março de 2018, do Quadro Permanente desta Universidade, o servidor SERGIO FERNANDO MORO – 1584251, ocupante do cargo de Professor, classe 6, lotado no Departamento de Direito Penal e Processual Penal do Setor de Ciências Jurídicas. II. Declarar aberta a vaga”.

Moro já estava afastado da rotina na universidade desde o final de 2016, quando pediu licença para se dedicar exclusivamente aos processos da Lava Jato, alegando fadiga e outros compromissos pessoais derivados de sua atuação como juiz.

O magistrado dá sinais de cansaço na Lava Jato há tempos. Ele chegou a afirmar, no ano passado, que a operação está perto do fim em Curitiba. Essa não é a percepção da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) que atua no caso. Os procuradores torcem para que o Supremo Tribunal Federal (STF) reveja as regras do foro privilegiado a políticos, causando uma avalanche de processos em primeira instância.

Em 2016, o jornal Folha de S. Paulo adiantou que Moro pretendia estudar nos Estados Unidos entre o fim de 2018 e o início de 2019. Em setembro do ano passado, a revista Época afirmou que o magistrado recebeu convites para estudar e lecionar na Itália e nos Estados Unidos.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/moro-nao-sera-mais-professor-da-ufpr/