Esquina confusa no Bom Retiro causa caos no trânsito

Motoristas estão desrespeitando a sinalização no cruzamento da Avenida Desembargador Hugo Simas com a Rua Henrique Itiberê da Silva, no bairro Bom Retiro, em Curitiba. Isso vem complicando o trânsito no local em horários de pico. Transtornos como enrosco de retrovisores, pequenas batidas traseiras e congestionamentos ocorrem nos horários mais críticos da manhã, entre 8h e 9 horas, e da tarde, das 16h até as 18h30.

Os transtornos acontecem no cruzamento porque quem desce pela faixa da direita da Hugo Simas, sentido Cemitério Municipal, é obrigado a fazer a conversão à direita na Rua Henrique Itiberê da Silva, mas nem todos respeitam a orientação, que está sinalizada por uma placa. Já quem vem pela Hugo Simas no sentido contrário tenta fazer uma conversão proibida à esquerda, para acessar a Itiberê da Silva sentido bairro Vista Alegre. As manobras proibidas geram lentidão e oferecem risco para os motoristas que seguem a sinalização das vias corretamente.

O lubrificador automotivo Jair Brito, 45 anos, que trabalha em um posto de gasolina nas proximidades do cruzamento, cansa de contar as discussões entre motoristas no local por causa dessa irregularidade. “Quase todo o dia os carros se encavalam e vira um tumulto. Todo mundo fica buzinando e alguém sempre bate o retrovisor. Tem dia que motoristas chegam a descer do carro para bater boca”, enfatiza. “Saiu do sinaleiro, a rua fecha para passar um carro só e ninguém mais se entende. Tem uma placa que manda virar pra direita, mas acho que ninguém enxerga. E não é só isso, ainda tem os motoristas que vêm no outro sentido e querem virar pra esquerda, só que não pode”, conta Brito.

Na quinta-feira (20), por volta das 15h15, a reportagem flagrou um caminhão parado na contramão, enquanto aguardava a abertura do semáforo da Hugo Simas, bem no meio do cruzamento com a Henrique Itiberê. O caminhão seguia sentido Bom Retiro.

Fiscalização

A Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) informou que faz fiscalização constante em toda a capital. A intensificação do trabalho em uma determinada área pode ser solicitada pelo cidadão que perceba conduta irregular de motoristas pela Central 156. A Setran reforçou, ainda, que todas as normas de trânsito devem ser obedecidas para evitar acidentes e ocorrências que podem se tornar fatais.

Em apenas 1 mês, guardas municipais emitiram quase duas mil multas em Curitiba