Liminar

Escolas registram tumultos após tentativa de reintegração de posse

Foto: Colaboração/Programa 190.

Pode-se dizer que a tensão definitivamente chegou às escolas ocupadas de Curitiba. Na noite desta quinta-feira (27), pelo menos duas escolas, uma no bairro Água Verde e outra no Portão, tiveram registros de tumulto por conta de uma tentativa de retirar os estudantes do local.

As duas escolas, a Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa e Colégio Estadual Pedro Macedo, não estavam na lista das 25 escolas que receberam a determinação, nesta quinta-feira, em caráter liminar, de reintegração de posse. O tumulto foi provocado por estudantes contrários à ocupação e também membros de movimentos que querem fazer com que as escolas sejam desocupadas.

Através das redes sociais, o movimento Ocupa Paraná se posicionou dizendo que militantes do Movimento Brasil Livre (MBL) tentaram invadir o colégio, causando confusão. Segundo os estudantes, em uma das escolas, a Lysímaco Ferreira da Costa, o diretor teria ajudado a forçar a entrada dos membros do MBL no local.

Por causa da confusão, a Polícia Militar (PM) teve que ser chamada. O movimento Ocupa Paraná denunciou que policiais teriam agredido estudantes. Já os policiais afirmam que apenas acompanharam a situação, mas sem intervir, para evitar atritos. A reportagem da Tribuna procurou a assessoria de imprensa da PM e foi informada que o comando-geral da corporação avalia como deve se posicionar sobre o assunto.

Liminar

O despacho de reintegração de posse das escolas, assinado pela juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonse, determina que os alunos devem deixar os colégios imediatamente e de forma voluntária. Apesar disso, a decisão diz também que os ocupados têm 15 dias para contestar a liminar.

Por conta disso, a Defensoria Pública do Paraná tenta reverter a decisão. Caso a decisão da Justiça de desocupação tenha que ser seguida e os alunos não saiam das escolas, haverá multa diária de R$ 10 mil e, neste caso, a PM deve ser acionada para cumprir a reintegração.

Ensino médio

Os estudantes protestam contra a Medida Provisória (MP) que deve promover mudanças no ensino médio. No Paraná, segundo o movimento Ocupa Paraná, cerca de 850 escolas estão ocupadas. No começo da semana, uma assembleia foi feita e os alunos mantiveram a decisão de continuar ocupados.

Na noite desta quinta-feira um grupo de estudantes secundaristas e manifestantes se reuniu para mostrar solidariedade às ocupações dos colégios do Paraná. O ato começou pequeno, mas ganhou força ao longo da noite. A observação da reportagem é de que cerca de 250 pessoas participaram do ato.

Foto: Colaboração/Programa 190.