Em Curitiba

Empresário decide construir lombada por conta própria na rua onde mora pra diminuir trânsito

Empresário diz que já cansou de pedir, à Prefeitura, um redutor de velocidade no trecho. Foto: Gerson Klaina

Um morador do bairro Seminário aproveitou o sábado de sol para construir, por conta própria, uma lombada na Rua José Naves da Cunha, onde mora. O empresário Ubirajara Bialli, de 59 anos, afirma que já cansou de pedir à Prefeitura que instalasse um redutor de velocidade no local e, por isso, decidiu sozinho comprar os materiais e colocar a lombada.

“Aqui tem muito movimento, principalmente nas adjacências do colégio Novo Ateneu. Na hora de entrada e saída da escola, é praticamente impossível trafegar. Porém, quando o trânsito diminui os carros passam muito rápido, quase a 70km/h”, afirma.

Ubirajara afirma que os motoristas que trafegam em alta velocidade pela via representam um risco para os moradores e pedestres que circulam pela quadra. Indignado, o homem reclama das condições da rua. “A pista está mal cuidada. Árvores já caíram por aqui, é um risco constante”, diz.

Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que uma verificação das solicitações de Ubirajara será feita junto à Superintendência Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran). A administração municipal informou ainda que pedidos referentes à implantação de sinalização ou outras ações para a segurança viária devem ser feitas por meio da central telefônica 156.

A Prefeitura ressalta ainda que intervenções no sistema viário são feitas exclusivamente pela Setran – órgão responsável pela sinalização viária e controle de tráfego –, sendo passíveis de multa os casos nos quais a instalação é feita sem autorização do órgão.