Feriado da independência

Em dia de sol, curitibanos vão às ruas pra acompanhar o desfile cívico de 7 de setembro

Milhares de curitibanos compareceram ao Centro Cívico para prestigiar o desfile nesta quinta-feira (7). Foto: Lineu Filho

A Avenida Cândido de Abreu no Centro Cívico de Curitiba ficou cheia na manhã dessa quinta-feira (7). O tradicional desfile cívico de celebração ao dia da independência contou com a participação de militares do exército, Marinha, Força Aérea, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, além dos alunos da rede pública estadual, que prestaram uma homenagem aos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação, criada em 1947.

Também participaram do desfile alunos do Colégio Militar de Curitiba, do Colégio da Polícia Militar do Paraná, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, da Academia Militar do Guatupê e dos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva.

A festa reuniu entidades civis, sociais e culturais, além de públicos de todas as idades. E será encerrada com a participação da frota motorizada da polícia e também da cavalaria.

Público variado

Além do público de aproximadamente 20 mil pessoas, acompanharam o desfile autoridades como o prefeito Rafael Greca (PMN) e o governador Beto Richa (PMDB). Um dos destaques da programação deste ano foi a homenagem dos alunos do Colégio Estadual do Paraná à Secretaria de Estado da Educação, que completa 70 anos.

Pollyana Passos, de 26 anos, participou do desfile pela primeira vez. Ao lado dos filhos Matheus (6), Pedro (4) e Livia (2), a professora de balé desfilou junto ao grupo da igreja que congrega. “Moramos em Curitiba mas é a primeira vez que a gente vem. Foi muito bom poder participar ativamente de uma festa como essa”, afirmou.

Já para o assistente Anderson Basso, 34, trazer a família para assistir o desfile faz parte da tradição. “Somos do interior do estado e lá os desfiles cívicos são muito celebrados. Pra gente, é importante prestigiar esses eventos. A gente se sente em casa”, disse.

Entre o público infantojuvenil, o evento fez sucesso. Diversos estudantes, grupos escolares e equipes de escoteiros participaram da festa. Há 11 anos à frente do grupo “Aventureiros”, a diretora Hilda dos Santos, 55, se orgulha da participação do grupo no desfile. “Eles aguardam ansiosos para participar, principalmente os menorzinhos, de quatro a seis anos. Para eles, desfilar ao lado das principais forças de segurança do Estado foi o máximo”, brincou.

Confira mais detalhes sobre o desfile:

Voltar ao topo