R$ 5 milhões

Donos de empresa têm bens bloqueados após explosão em Bocaiúva do Sul

Os empresários Milton Lino Silva e Luiz Carlos Delgado, sócios da empresa Explopar, tiveram seus bens, no valor de R$ 5 milhões, bloqueados pela Justiça do Paraná nesta segunda-feira (25). A decisão foi do juiz Paulo Antônio Fidalgo.

No dia 8 de outubro a explosão de um caminhão da empresa carregado de dinamite causou danos a vários moradores de Bocaíuva do Sul.

O empresário Milton Lino Silva chegou a ser preso por 5 dias, mas no dia 13 de outubro foi solto, após o juiz acatar o pedido de habeas corpus da defesa, e agora responde ao processo em liberdade. À polícia o dono da fábrica afirmou que o que causou a explosão foi um incêndio criminoso. Delgado não chegou a ser preso.

Explosão

Na tarde do dia 8 de outubro vários moradores de Bocaíuva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram suas casas danificadas por uma forte explosão. Um caminhão explodiu dentro do galpão da fábrica de explosivos que fica no bairro Aterradinho.

De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 150 imóveis foram atingidos, desses 24 residências ficaram completamente destruídas, oitenta pessoas ficaram desalojadas e 50 mil metros de área foram devastados pela onda de choque ou pelos estilhaços que, por pouco, não mataram ninguém.

Defesa

Nota enviada pela Dalledone Advogados Associados, responsável pela defesa da empresa, diz o seguinte:
A EXPLOPAR, embora respeite a decisão judicial, discorda de suas consequências e dela recorrerá no prazo e forma devidos. A empresa entende que a decisão atrapalhará a solução mais ágil e efetiva das demais vítimas da explosão que ocorreu por ação criminosa de terceiro.