Centro de Atendimento

Defensoria muda horário de atendimento ao público em Curitiba

A sede central da Defensoria Pública do Paraná em Curitiba vai mudar o horário de atendimento ao público externo a partir da próxima segunda-feira, 29 de agosto. O Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM), que antes funcionava das 8h30 às 13h30, de segunda a sexta, vai passar para o período das 12h às 17h, com a distribuição de 50 senhas diárias. Essas senhas são para o atendimento inicial (triagem). Os horários para acompanhamento de processos e para atendimentos específicos continuam os mesmos.

De acordo com o defensor público Marcelo Diniz, coordenador do CAM, a mudança é necessária para adequar o horário do expediente aos horários dos demais órgãos de Justiça, além de melhorar a dinâmica do atendimento à população. “Hoje há uma determinação para que as Defensorias no interior atendam ao público só depois do meio-dia, porque é o horário forense. É o período em que as pessoas estão acostumadas a procurar os serviços jurídicos. Curitiba era a única que destoava. O horário em que as pessoas mais buscam a Defensoria Pública é justamente o da tarde”, justifica.

Diniz explica ainda que a adequação do expediente também deve dar mais celeridade ao atendimento ao público, pois no horário da tarde a grande maioria dos defensores públicos deve estar no prédio, o que facilita os trâmites internos e agiliza a prestação dos serviços.

Além de ser a “porta de entrada” da Defensoria Pública do Paraná, sendo responsável por pré-avaliar a demanda de cada pessoa que busca assistência jurídica gratuita, o Centro de Atendimento Multidisciplinar também possui uma equipe técnica especializada, formada por assistentes sociais e psicólogos, que presta um atendimento mais humanizado e completo em situações que envolvem extrema vulnerabilidade social. É o caso de pessoas em situação de rua, ou com algum tipo de transtorno mental, crianças e adolescentes vítimas de abusos ou ainda mulheres em situação de violência, por exemplo.

A Defensoria Pública do Paraná presta assistência jurídica gratuita a pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado particular. Para isso, o cidadão deve possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos federais (ou R$ 2.640,00). Confira mais informações sobre o atendimento da sede central de Curitiba no site da Defensoria Pública do Paraná.

Serviço

Defensoria Pública do Paraná em Curitiba – sede central (Rua Cruz Machado, 58, Centro – entrada pela Al. Doutor Muricy, na esquina.

Atendimento inicial: das 12h às 17h (a partir de 29 de agosto), de segunda a sexta-feira.

Senhas: 50 por dia.