Tempo

Curta bem os dias de sol! Chuva está a caminho de Curitiba! Veja a previsão!

Foto: Arquivo.

O tempo seco em Curitiba está com os dias contados. Já são 35 dias sem chuvas significativas na capital, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas a contagem deve terminar domingo (13) – Dia dos Pais –, quando o instituto prevê que pode chover até 9 milímetros. E a próxima semana será de muita chuva.

Veja a previsão do tempo completa!

Mas o curitibano terá mais alguns dias de estabilidade no clima, sol e tardes de temperatura relativamente alta. Nesta quarta-feira (9), a previsão do Simepar é de 11ºC de mínima, pela manhã, e 25ºC de máxima, à tarde.

Apesar do tempo aberto, Curitiba sentiu já desde a tarde de terça a maior intensidade dos ventos. O encontro de um ciclone extra tropical e de uma frente fria, ao sul do continente, espalha nuvens pela região sul do país e aumenta a força dos ventos. Segundo o Inmet, rajadas podem chegar à casa dos 50km/h. E o vento não deve cessar até o final de semana.

Com o vento, vem a nebulosidade. A partir de domingo (13), o volume de água deve se intensificar na capital, com probabilidade de chuvas fortes para terça-feira (15), quando chove 30 milímetros, o dobro de água que em todo o mês de julho.

Os ventos causam também agitação no mar. Há alertas de ressaca, e as ondas podem chegar a dois metros no litoral paranaense. Com maior umidade, há também maior nebulosidade, e a temperatura sofre menor variação na região. Mínima de 16ºC e máxima de 27ºC para a região.

Sol e tempo firme também no interior do estado. A previsão de tempo estável e sem nebulosidade se mantém até pelo menos sábado (12), quando a aproximação da frente fria deve causar alguma instabilidade na região mais ao sul do Paraná. A mínima no estado deve ficar na casa dos 9ºC, em Palmas e Guarapuava. Destaque para a máxima de 30ºC, em Guaíra e Paranavaí.