Mudança radical

Tempestade pode atingir Curitiba nesta terça-feira

Foto: Lineu Filho.

Depois de um tempo que representou alívio a muitos moradores de Curitiba, o sol que brilhou em Curitiba na segunda-feira tem data para ir embora. E será em breve: pode começar a chover ainda na manhã desta terça-feira. A previsão aponta, inclusive, tempestades para hoje.

Tanto o Climatempo quanto o Instituto Simepar preveem a possibilidade de trovoadas e rajadas de vento. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo, já que prevê chuvas acumuladas entre 50 e 100 milímetros e ventos que podem chegar aos 100km/h.

A precipitação está vindo da região Oeste do Paraná, onde chegou a chover forte já nesta segunda. “A previsão era de que já chovesse na tarde de hoje, mas a massa de ar frio foi perdendo um pouco a força e chegará um pouco atrasada na região da capital”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Segundo a meteorologista Fabiana Weykamp, do Climatempo, a situação chega a ser de perigo em todas as áreas do estado – mas o alerta maior deve ser no interior, onde acontecerão os maiores acumulados de chuva. “Nesta terça também teremos rajadas de vento por toda a costa Sul do país, que também pode afetar a Grande Curitiba”, acrescenta Fabiana. Conforme a previsão do Simepar, os ventos podem chegar a 81 km/h na capital.

A temperatura, enquanto isso, irá cair um pouco: a estimativa é de mínima de 16ºC e máxima de 19ºC. As chuvas podem cair a qualquer momento do dia.

Próximos dias

Conforme Kneib, ainda não há como saber com certeza se irá chover na quarta-feira (13), mas o dia com certeza será úmido e frio. “Essa frente fria traz a queda nos termômetros até o fim da semana, além de níveis altos de umidade”, explica.

Feirinhas de inverno começam nesta terça em Curitiba