Que tempinho!

Curitiba terá tarde sem sol e com ventos úmidos. Veja a previsão!

Foto: Aniele Nascimento/Arquivo.
Foto: Aniele Nascimento/Arquivo.

O frio chegou de vez ao Paraná. Um sistema de alta pressão que age sobre o oceano joga umidade para o continente e faz com que o estado tenha muita nebulosidade nesta quarta-feira (5), o que impede que as temperaturas se elevem ao longo do dia. O resultado são poucas aparições do sol durante a tarde e mais ventos úmidos para acentuar a sensação de frio.

Veja a previsão do tempo completa!

De acordo com o meteorologista do Instituto Simepar Fernando Mendonça Mendes, esse cenário atmosférico favorece a formação de nevoeiros ao amanhecer, principalmente na região dos Campos Gerais. Também há chance de neblina para Curitiba dependendo da direção dos ventos durante a madrugada. “Esses nevoeiros são frutos do encontro desse ar mais úmido com uma superfície mais fria. É resultado de um deslocamento de umidade”, explica o especialista. Também há chances de chuva fraca na faixa Leste do estado.

Já durante a tarde, a temperatura deve subir, mesmo que timidamente por causa da grande quantidade de nuvens em Curitiba e região Metropolitana, que impede que o sol aqueça com mais intensidade a superfície. Na capital, a mínima é de 8º C e a máxima chega a 16º C. “Na parte mais a Oeste do Paraná, o sol aparece mais. O sistema influencia menos, então tem menos nebulosidade e o dia pode ser um pouco mais quente”, afirma Mendes. Em Cascavel, os termômetros devem marcar 10º C logo cedo, mas a máxima chega a 21º C ao longo da tarde.

O meteorologista explica que essa situação deve persistir em todo o estado até o início da próxima semana, já que as frentes não estão avançado em direção ao Paraná, se concentrando mais ao sul do continente, na região da Argentina e Uruguai. Por isso, como ele aponta, a previsão é que os próximos dias tenham poucas alterações significativas no tempo.

Mais frio

A maior mudança deve acontecer já na quinta-feira (6), quando os ventos formados por esse sistema de alta pressão vão dissipar um pouco das nuvens, principalmente durante a madrugada. Só que esse céu mais claro não vai trazer calor, mas mais frio. “A nebulosidade retém a temperatura. Ela segura o ar aquecido por mais tempo. Sem essas nuvens, as mínimas ficam ainda menores”, aponta o meteorologista. Nesse dia, a mínima para Curitiba será de 5º C e de 4º C para Guarapuava.