CLIMA

Curitiba e Litoral terão outro dia de calor intenso

Foto: Leonardo Coleto.

Com temperaturas máximas se mantendo na casa dos 30ºC, Curitiba e Litoral terão outro dia de calor intenso. Segundo o Simepar, a quarta-feira (24) será um pouco mais nublada e, por causa do tempo quente, pancadas de chuva poderão ocorrer a qualquer momento, principalmente durante a tarde.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias!

É nesta quarta, também, que se consolida a chegada de uma frente fria, que passa pelo oceano. “Além disso, áreas de instabilidade vindas do Paraguai e da Argentina ganham força por causa do calor intenso no Paraná”, explica o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar. Todos esses fatores contribuem para a intensificação das pancadas de chuva durante a tarde na faixa Leste paranaense.

Na capital, o dia começa com termômetros marcando 19ºC, mas sobem rapidamente chegando a 29ºC. Já em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, a variação fica entre 23ºC e 31ºC.

De acordo com Mendes, uma parte do estado que tem chuvas logo pela manhã é a região Centro Sul e Centro Oeste. Em União da Vitória, por exemplo, as pancadas começam com o nascer do sol, e a temperatura mínima de 18ºC e máxima de 29ºC. Na região Oeste, Foz da Iguaçu tem tempestades durante a tarde e variação entre 24ºC e 30ºC. Já na parte Norte do estado, os termômetros ficam entre 23ºC e 31ºC.

Chuva mais forte

A passagem da frente fria deve provocar mais chuva nesta quinta-feira (25). Conforme a Climatempo, a região com a maior probabilidade de tempestades por causa do sistema é o Litoral. A previsão e de que as praias do estado recebam muita chuva entre a sexta-feira (26) e o sábado (27).

Em Paranaguá, o acumulado de chuva está em 320 mm em 23 dias, superando a média de chuva para janeiro que fica entre 290 mm e 300 mm segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.