Cadê a chuva?

Curitiba completa um mês sem chuva. Tempo segue seco até o final de semana

Foto: Aniele Nascimento.

Curitiba completa 30 dias sem chuvas nesta quarta-feira (20) e a previsão é de que o período se estenda por mais algum tempo, ao menos até o final da semana. A última vez que caiu água na capital foi no final de semana do dia 20 de agosto, quando choveu quase 40 milímetros. O volume foi significativo, já que uma frente fria considerada normal faz precipitar cerca de 20 milímetros.

Veja a previsão do tempo completa!

Desde lá, o Paraná está sob influência de um bloqueio atmosférico, conhecido como veranico, o que propicia dias de céu limpo, sol predominante e temperaturas em elevação constante. A porção mais ao leste, porém, ainda recebe alguma umidade dos ventos provenientes do oceano, o que ajuda a formar nuvens pela manhã. Assim, a mínima na região de Curitiba é amena nesta quarta-feira (20), na casa dos 12ºC. A máxima chega aos 29ºC, segundo o Simepar.

Mesmo com maior nebulosidade, o litoral também segue a tendência de temperaturas altas. As nuvens formam um cobertor e mantém o aquecimento da atmosfera, evitando que os termômetros caiam vertiginosamente nos períodos sem exposição solar. A mínima prevista para a região é de 18ºC, com máxima de 27ºC. Na região da serra, a umidade causa alguma neblina, o que pode prejudicar a visibilidade nas estradas, pela manhã. O fenômeno, porém, se dissipa nas primeiras horas do dia.

Nas áreas mais a oeste do Paraná, as temperaturas seguem como nos últimos dias. Com ar seco e céu aberto, o aquecimento gradual aumenta ainda mais os termômetros em cidades como Maringá e Umuarama, que tem previsão de máxima de 36ºC. Na região Sudoeste, as temperaturas ficam um pouco abaixo em comparação ao Norte, mas também passam dos 30ºC. Máxima de 32 em Francisco Beltrão e Pato Branco. No Oeste, Guaíra terá a maior temperatura da região, 35ºC. A mínima no interior não baixa dos 20ºC, em Laranjeiras do Sul, Cascavel e Campo Mourão.