Após surto

Coren-PR diz que desde janeiro cobra a prefeitura por melhorias nas UPAs

Foto: Reprodução.

Depois da confusão que aconteceu dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Boa Vista, em Curitiba, o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) divulgou uma nota de repúdio. Na noite da última quinta-feira (21), uma enfermeira foi agredida por uma paciente da UPA, que se revoltou achando que tinham passado alguém na sua frente.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a mulher já havia passado pela triagem. Ela teria recebido uma pulseira verde, que identifica que o atendimento não era urgente e ambulatorial, conforme a classificação de risco. Descontrolada, ela foi para cima da enfermeira e começou a gritar e a esmurrar, repetindo que era a vez dela de ser atendida.

Em nota, o Coren-PR afirmou, além de repudiar o que aconteceu, que desde janeiro deste ano vem solicitando audiência com o secretário municipal de saúde de Curitiba, médico João Baracho. A intenção é discutir, entre outras questões, a falta de profissionais de enfermagem nas UPAs.

Segundo o conselho, “há a necessidade de ampliação da equipe de saúde e a garantia de condições adequadas para acolhimento das pessoas que buscam as unidades de saúde para uma assistência segura e de qualidade”. Conforme o Coren, estes profissionais responsáveis pelo primeiro atendimento aos usuários do SUS são constantemente vítimas de agressões.

Além de se solidarizar e ficar à disposição da enfermeira agredida, o Coren-PR finalizou a nota afirmando que os enfermeiros merecem respeito de todos. “E contrapartida de investimentos da prefeitura de Curitiba e seus gestores”.

Prefeitura esclarece

O secretário municipal da Saúde, também em nota, informou que procurou nesta segunda-feira o Conselho Regional de Enfermagem para conversar sobre atendimento na rede básica de atenção à saúde, mas não entrou em detalhes sobre a conversa. A Secretaria disse que, até então, não havia recebido nenhuma solicitação formal da entidade solicitando o encontro e que está sempre de portas abertas para o diálogo com os servidores e entidades de classe.

Quanto aos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a prefeitura de Curitiba esclareceu que são estruturadas para atender situações de urgência e emergência. Os Postos de Saúde são destinados ao atendimento de pacientes fora das condições de emergência, como consultas, acompanhamento de tratamento e dispensa de medicamentos.

Segundo a prefeitura, caso o paciente que deveria ir ao posto de saúde se dirija à UPA, ele entrará como caso sem urgência. Neste caso, o paciente vai aguardar a vez na fila de espera. Isso faz com que a demora no atendimento aumente, pois são priorizados os pacientes que estejam com mais gravidade antes.