para elas

Cope faz treinamento com turma só de mulheres

Foto: Divulgação SESP
Foto: Divulgação SESP

Policiais do sexo feminino terão o primeiro Curso de Operações Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) destinado unicamente a elas. Servidoras da Polícia Civil, Militar do Paraná e demais instituições de segurança pública do Brasil podem fazer as inscrições a partir do dia 7 de maio por meio do Formulário Específico, disponível no site da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC). O curso terá início no dia 28 de maio, com encerramento previsto para o dia 8 de junho.

As candidatas inscritas deverão se apresentar na sede do Cope no dia 24 de maio, às 8 horas da manhã, para o processo seletivo. Na ocasião, serão feitos exames e testes preliminares, todos de caráter eliminatório, entre eles: exame de saúde, teste de aptidão física, pró-eficiência de tiro e entrevista.

Ao todo, 24 vagas serão ofertadas para as servidoras. Quatro delas destinam-se a policiais que integram o quadro corporativo do Cope, oito para agentes de todo Departamento da Polícia Civil (DPC) do Paraná, quatro para policiais militares e outras oito destinam-se a outros órgãos e demais instituições convidadas.

Ao final do processo seletivo, serão divulgados os nomes das candidatas consideradas aptas e melhor classificadas, sendo automaticamente matriculadas no curso. Caso haja empate entre as concorrentes, os critérios de desempate seguirão a ordem de maior pontuação em teste de tiro, seguido de maior pontuação em teste de aptidão e, por fim, a servidora que tem maior tempo de serviço na atividade policial ou forças armadas.

Leia mais: Bebê de um ano morre atropelado por caminhão na Grande Curitiba

“O objetivo do curso é qualificar as policiais em perspectivas físicas, táticas, psicológicas e intelectuais para atuarem, de forma eficaz, em situações de alto risco”, disse o delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown. Segundo ele, o conteúdo das aulas terá como base noções éticas, técnicas e legais, com a utilização e demonstração de táticas internacionais utilizadas em unidades de operações especiais.

O delegado ressalta que a candidata integrante do quadro funcional da Polícia Civil do Paraná que conseguir concluir o curso poderá, caso haja interesse, ser requisitada para integrar o efetivo do Cope.

Preso suspeito de atuar em roubo que ‘rendeu’ R$ 80 mil de prejuízo à joalheira