Esvaziando

Condenados são transferidos de delegacias de Curitiba

Todos os condenados que estavam presos em delegacias da Polícia Civil de Curitiba foram transferidos para o sistema prisional do estado nestas duas últimas semanas. Segundo o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), 262 pessoas – 221 homens e 41 mulheres – deixaram as delegacias da cidade, sendo que as últimas remoções aconteceram nesta sexta-feira (8).

A ação ocorreu graças a uma parceria entre o Depen e outros órgãos, como o Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros. E segundo o diretor do Depen, Francisco Caricati, a intenção é que todos os encarcerados do estado que estão nesta mesma condição devem também ser transferidos. “O Estado tem ciência do problema da superlotação em delegacias, por isso estamos trabalhando dia e noite para amenizar esse quadro. A retirada dos presos condenados é o primeiro passo”, destacou.

Cárcere feminino

A instalação de celas modulares e o mutirão carcerário, que concedeu indulto de Dia das Mães ou substituiu a prisão em regime fechado por domiciliar, foram fatores que contribuíram para a abertura de vagas na Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), único espaço destinado à custódia de mulheres na região de Curitiba.

Com isso, todas as mulheres, condenadas e provisórias que estavam nas delegacias dessas regiões, estão sendo removidas para a Penitenciária. Na próxima semana, as últimas 12 mulheres presas que estão no Litoral serão removidas para a penitenciária, segundo o Depen.

Mulheres presas vivem realidade de uma ‘cultura encarceradora’