CLIMA

Como fica o tempo para o fim de semana?

Foto: Arquivo.

O fim de semana será de tempo instável em todo o Paraná. Uma frente fria avança e passa pelo estado nesse sábado (18), causando chuvas em todas as regiões. Na área de Curitiba, a previsão é de que o volume de precipitação pode chegar a 40 milímetros no sábado, com alguns momentos de pancadas isoladas e outros de chuvas mais prolongadas. Assim, a máxima não passa dos 23ºC, e a mínima fica em 16ºC.

Devido à força esperada do fenômeno, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de tempestade para todo o estado, já que junto com as chuvas podem vir descargas elétricas, ventos de até 100km/h e granizo. O alerta é valido até as 18 horas do sábado.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias!

Já no domingo (19), a previsão é de céu fechado, mas o volume de chuvas será menor, previsto para chegar aos 10 milímetros. Com a cobertura de nuvens, as temperaturas baixam. De acordo com o instituto meteorológico, domingo terá mínima de 16ºC e máxima de 22ºC, mas as chuvas mais significativas devem parar ainda pela madrugada. A previsão do instituto meteorológico é de que o sol apareça, entre nuvens, mas sem força para esquentar o ambiente.

Interior

Quem deve sofrer mais com as intempéries do sábado é a faixa mais a Oeste do estado. Aliado à frente fria, uma área de instabilidade formada no centro do país faz com que as chuvas sejam mais volumosas e constantes na região. A junção da umidade dos dois fenômenos com a alta temperatura ambiente da região também cria condições propícias para tempestades.

Há chance de volume acumulado de água superior aos 50 milímetros em praticamente todas as cidades da região, com períodos em que pode cair até 60 milímetros por hora. De acordo com o Inmet, a região pode também sofrer com ventos fortes, com rajadas de até 100 km/h e queda de granizo. A máxima na região chega aos 26ºC, em Umuarama, com mínima de 17ºC, em Cascavel.

No domingo, no entanto, a chuva deve parar. A previsão do Simepar é de que a nebulosidade seja variável, e que o sol apareça em alguns períodos do dia. Dessa forma, a temperatura volta a subir, chegando aos 28ºC na região. A mínima deve ficar na casa dos 18ºC.

As regiões dos Campos Gerais e Norte devem receber menos chuva no sábado. Sem tanta influência da umidade dos dois sistemas meteorológicos, as chuvas mais significativas devem ficar concentradas no período da manhã nas duas regiões. Há chance de chuvas à tarde, mas em menor volume. Os termômetros não se elevam muito na faixa central do Paraná, com máxima de 24ºC em Ponta Grossa e mínima de 16ºC em Guarapuava.

Se nos Campos Gerais a temperatura não sobe, no Norte os termômetros voltam a se aproximar da casa dos 30ºC. Em Jacarezinho, divisa entre Paraná e São Paulo, por exemplo, o registro deve chegar aos 28ºC de máxima. A mínima é de 20ºC em Londrina e Maringá.

No domingo, as áreas não devem registrar precipitação. Com o avanço da frente fria e seu afastamento do Paraná, o calor volta a ganhar força e a região Norte deve voltar a viver dias de céu aberto, sol forte e altas temperaturas. A condição deve perdurar até o meio da próxima semana. A previsão é de máxima de 29ºC em Paranavaí e mínima de 21ºC em Jacarezinho.