voz do povo

Começa nesta segunda o Fala Curitiba 2018

Lançamento do programa "Fala Curitiba" em 2017 lotou a paróquia Bom Jesus no Cachoeira" na regional Boa Vista. Foto: Luiz Costa/SMCS
Foto: Luiz Costa/SMCS

Começam nesta segunda-feira (12) as consultas públicas nos bairros de Curitiba, chamadas de ‘Fala Curitiba’. A primeira edição de 2018 será no Cajuru, na Rua da Cidadania do bairro. Na ação, os cidadãos podem apontar problemas, indicar e sugerir obras e serviços que consideram prioridade em seu bairro.

Nas primeiras audiências, os participantes irão conhecer a dinâmica e a metodologia do programa para este ano, e escolherão quais os temas prioritários que serão detalhados nas próximas etapas.

Com o Fala Curitiba, a prefeitura afirma que ampliou a participação popular na escolha das prioridades de cada bairro. Em 2017, foram 80 encontros, com participação de 5.236 pessoas. Foram apresentadas 5.480 propostas individuais e 978 propostas coletivas para os bairros de Curitiba. Foram eleitas 52 propostas para a cidade, com prazo execução previsto para até o fim de 2018.

Além da votação das propostas nos encontros, houve também votações online sobre os temas, que somaram 3.859 votos nas propostas coletivas, que foram incorporados na escolha das prioridades. Todas as participações individuais também foram digitalizadas e compõem o sistema eletrônico da Lei Orçamentária Anual (LOA), que auxilia o trabalho das secretarias.