Tchau, outono!

Inverno já começou! Primeiro dia da nova estação terá máxima de 22 graus!

Próximos dias serão mais frios, mas sem chuva em Curitiba. Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/ Gazeta do Povo.
Próximos dias serão mais frios, mas sem chuva em Curitiba. Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/ Gazeta do Povo.

O primeiro dia de inverno no Paraná em 2018, nesta quinta-feira (21), será de temperaturas amenas e sem chuva. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas no Estado devem variar entre 8°C e 26°C hoje. Em Curitiba, o dia começou com bastante nevoeiro e com mínima de 9 graus. A máxima chega aos 22 graus.

Ainda segundo a previsão do tempo do Simepar, não deve chover no primeiro dia deste inverno, que começou precisamente às 7h07 desta quinta-feira. Havia condições para formação de nevoeiros entre os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, que devem perder força durante a manhã. À tarde o sol predomina em todas as regiões.

Como fica o final de semana?

Na sexta-feira (22) uma frente fria de fraca atividade aproxima-se do Paraná, aumentando as nuvens na Região Sul, o que favorece a ocorrência de chuvas fracas pontuais. No sábado, o tempo fica estável. No domingo, outra frente fria avança pelo Sul do país, causando instabilidade. Estão previstas chuvas para todas as regiões paranaenses no início da semana, mas o tempo deve melhorar a partir de quarta-feira (27).

Inverno chuvoso?

No Paraná, há entre 40% e 45% de probabilidade de que o inverno seja menos chuvoso do que o normal. Segundo o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, as chuvas devem distribuir-se próximas à média histórica. A maioria dos modelos meteorológicos indica a neutralidade do fenômeno El Niño durante o inverno. A análise dos modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sugere ocorrência de chuvas abaixo da normalidade no Sul do Brasil.

A base de dados sobre o inverno paranaense apresenta baixos volumes de chuvas. As médias acumuladas mensais variam de 80 mm a 100 mm ao longo do Vale do Paranapanema e de 140 mm a 180 mm no Sudoeste em junho.

Julho costuma ser menos chuvoso, variando de 40 mm a 50 mm no Norte e de 100 mm a 140 mm no Sudoeste. Em agosto, a variação é de 60 mm a 80 mm no Norte e de 110 mm a 140 mm no Sudoeste.

Em setembro, os volumes ficam entre 80 mm e 100 mm numa estreita faixa ao longo da bacia do médio e alto Paranapanema até uma área de 140 mm a 180 mm no Sudoeste.

Temperaturas tradicionais

As temperaturas neste inverno devem seguir a tendência da normalidade, ao contrário do ano anterior quando ficaram acima da média, informa Cezar Duquia. Historicamente em junho os menores valores médios mensais variam de 10°C a 12°C no Sul e de 16°C a 18°C no Noroeste do Estado.

Em julho, costumam ficar entre 8°C e 10°C no Sul e entre 16ºC a 18ºC no Noroeste. Em agosto, situam-se entre 12°C e 14°C no Sul e 18°C a 20°C ao longo do Vale do Paranapanema. Em setembro, as temperaturas passam a elevar-se naturalmente, variando de 14°C a 16°C no Sul e de 18°C a 20°C no Norte.

Vai ter geada também?

Segundo Cezar Duquia, durante o inverno, as geadas são mais frequentes em junho e julho nas regiões Sul e Central, apesar de alcançarem até vales ao leste da Serra do Mar. O Simepar e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) mantêm o serviço gratuito Alerta Geada, que emite previsões com antecedência de 48 e 24 horas.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/inverno-de-2018-sera-o-mais-rigoroso-dos-ultimos-100-anos/