enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Tá feio

Colégio Estadual vai ser restaurado após 68 anos

Construído em 1950, o prédio histórico que fica ao lado do Passeio Público sofrerá primeira grande intervenção. projeto prevê a restauração do prédio principal e diversas outras obras

  • Por Redação
Foto: Jaelson Lucas/ANPr
Foto: Jaelson Lucas/ANPr

O Colégio Estadual do Paraná vai ser restaurado. Construído em 1950, esta será a primeira grande intervenção no prédio histórico da instituição, que fica ao lado do Passeio Público, no Centro de Curitiba. Segundo o governo do Paraná, serão destinados R$ 20,9 milhões para a obra, que ainda não tem data para conclusão. A licitação para a reforma será no dia 18 de julho, na sede do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), em Curitiba.

O projeto prevê a restauração do prédio principal, a renovação das partes elétrica e hidráulica, a reforma e a modernização dos elevadores e a criação de novas adaptações de acessibilidade ao prédio. O paisagismo também será modificado para que retorne ao modelo original, da época da construção.

O diretor-presidente da Fundepar, Sérgio Brun, disse que a elaboração do projeto demorou dois anos. “Quando lidamos com restauro de patrimônios históricos, como é esse colégio, é preciso preservar as características originais. Por isso, tudo foi pensado e elaborado com muito cuidado, visando sempre preservar as características originais”, disse ele.

Aulas

Durante o período de obras, parte dos alunos será remanejada para outros espaços. De acordo com a diretora do colégio, Tânia Acco, a instituição está em tratativas com a Secretaria da Educação para verificar espaços disponíveis que possam ser usados quando as obras chegarem às salas de aula. “Já temos um esquema logístico montado para atender estas necessidades e a obra não vai prejudicar em nada a vida escolar dos alunos”, disse a diretora.

Colégio Estadual abre 385 vagas para Ensino Técnico Pós-médio

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

5 Comentários em "Colégio Estadual vai ser restaurado após 68 anos"


Marcio
Marcio
5 dias 21 horas atrás

Primeira restauração? Perto dos anos 90 o Requião restaurou, fez até uma praça no interior do “U”, muita mentira

ALEMÃO FURACÃO
ALEMÃO FURACÃO
5 dias 22 horas atrás

Saudades do Colégio Estadual. Tava na hora de fazer uma restauração. Faz parte da história da cidade e do estado.

A Gabardo
A Gabardo
6 dias 1 hora atrás

Tem que ficar de olho no valor da restauração, a turminha do Beto Richa e sua trupe de tucanos não perdem tempo !

Denis
Denis
6 dias 12 horas atrás

Espero que preservem e restaurem os relógios imensos dos corredores, as escadas, tudo enfim. Grandes tempos, anos 60. Saudades.

República do Paraná
República do Paraná
6 dias 13 horas atrás

Grande Estadualzão! Bons tempos! Este é um patrimônio que deve ser preservado e cuidado a todo momento!

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas