Oportunidade

Colégio Estadual do Paraná está com vagas abertas pra cursos técnicos gratuitos

Foto: Aniele Nascimento

Nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8), o Colégio Estadual do Paraná (CEP) abre inscrições para candidatos concorrerem a 75 vagas em três cursos de ensino profissional integrado de nível médio. São 25 postos nos cursos de Técnico em Edificações, 25 em Prótese Dentária e mais 25 em Teatro. A inscrição para concorrer a uma das vagas deve ser feita pessoalmente, na sede do CEP, em Curitiba. O resultado da seleção sai no dia 20 de novembro, às 18 horas.

Os cursos profissionalizantes de nível médio duram quatro anos, ao invés dos três em que é feito o Ensino Médio tradicionalmente, já que aliam a formação básica, comum a todas as escolas de Nível Médio, com a graduação técnica. Ao final, o formando tem a graduação do ensino médio além do diploma de técnico de nível médio, que o permite se credenciar em órgãos de regulamentação profissional.

Para concorrer a uma vaga, o aluno precisa ter concluído o ensino fundamental e comparecer em um dos dois dias para realizar sua inscrição no processo seletivo. De acordo com o edital do CEP, os interessados precisam ir pessoalmente, ou enviar um representante legal, à sede da escola, que fica na Avenida João Gualberto, 250, no Alto da Glória, entre as 17h e 20h na terça ou quarta-feira.

Os candidatos precisam levar uma relação de documentos para confirmar a inscrição, além de uma ficha de inscrição preenchida, que pode ser encontrada no site da instituição. A escola destaca que não aceitará inscrições sem a apresentação de todos os documentos.

Processo seletivo

Após confirmar a inscrição, a documentação apresentada pelos candidatos passará por uma análise antes de seguir para a seleção. O critério de escolha dos candidatos, de acordo com o CEP, será a média aritmética das notas do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do aluno. Em caso de empate entre dois alunos, o critério aponta para as médias de Português e Matemática. Persistindo a igualdade, será priorizada a proximidade da residência, conforme comprovante entregue no ato da inscrição.

A divulgação do resultado será no dia 20 de novembro de 2017, às 18h, em Edital na Secretaria do Colégio Estadual do Paraná, ou no site da instituição. O CEP destaca que não fornecerá informações sobre o resultado pelo telefone.

Matrícula

A matrícula precisa ser feita pelo representante legal do candidato, no dia 04 de janeiro de 2018, entre 17h e 20 horas, na sede do Colégio Estadual do Paraná. São necessárias duas fotos 3×4 recentes, original e cópia do histórico escolar do Ensino Fundamental e assinar o Termo de Compromisso fornecido pela instituição no ato da matrícula. Em caso de transferência da rede pública do estado, é necessário fornecer uma Declaração de Abdicação de Vaga. O não comparecimento na data marcada fará o candidato perder a vaga.

Outras vagas no CEP

O Colégio Estadual do Paraná abre inscrições para outras vagas para o ano letivo de 2018. Nos dias 13 e 14 de novembro, será a vez dos estudantes que ingressam no 6º ano do Ensino Fundamental, e entre os dias 20 e 23 de novembro, serão abertas inscrições para vagas no 1º ano do Ensino Médio Regular.

A direção da escola ressalta que nos dias 07 e 08 de novembro se encerram também as inscrições para os cursos de Educação Profissional Subsequente, que tem nível pós-médio, feitos após a conclusão do Ensino Médio Regular. Os editais com as vagas podem ser acessados na página do CEP.

Documentos para realizar a inscrição para o processo seletivo
– Ficha de Inscrição preenchida (disponível no site ou na Secretaria do Colégio)

– Boletins Escolares, Fichas Individuais ou Histórico Escolar contendo informações de rendimento, expresso em notas de 0,0(zero) a 10,0(dez), referentes ao 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental (originais, assinados pelo(a) secretário(a) e diretor(a) do estabelecimento de ensino)

– Comprovante de Escolaridade, Fichas Individuais ou Histórico Escolar que comprove a(as) instituição(ões) de ensino nas quais o(a) candidato(a) cursou todos os anos do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) – *documentação emitida com conceitos não numéricos podem ser complementados com relatório com a equivalência do conceito em notas, por disciplina, original, emitido pela instituição de ensino de origem e com assinaturas do(a) secretário(a) e diretor(a)

– Declaração de Matrícula e Frequência do 9º ano do Ensino Fundamental, atualizada, original e assinada pelo(a) secretário(a) ou diretor(a) do estabelecimento de ensino

– Certidão de Nascimento (cópia)

– RG (cópia)

– CPF (cópia) – *obrigatório para estudantes da Educação Profissional

– Fatura de energia elétrica da COPEL (cópia).

– Comprovante de renda familiar – contracheque, carteira de trabalho, declaração de autônomo, etc. (cópia)

– Comprovante de inclusão em programas federais de transferência de renda, em caso de beneficiário, contento o NIS (Número de Inscrição Social)