Chuvarada

Chuvas no litoral de Santa Catarina: três óbitos já foram registrados

Orla de Balneário Camboriú-SC. Foto: Reprodução / Facebook

As fortes chuvas que caem em Santa Catarina desde terça-feira (9) deixam o litoral do estado, destino de muitos curitibanos nas férias de verão, em alerta. Três pessoas morreram e outra está desaparecida no estado por causa dos temporais. O alerta de muita chuva e deslizamentos emitido pela Defesa Civil continua para esta quinta-feira (11) e abrange uma área que vai desde São Francisco do Sul, passando por Penha, Balneário Camboriú , até Florianópolis – na capital, a prefeitura postou no Facebook na manhã desta quinta, por volta de meio-dia, a orientação para que as pessoas evitem sair de casa por causa da chuva.

A capital de SC amanheceu nesta quinta-feira (11) com vários pontos de alagamento e registros de deslizamentos. A cidade tem os registros mais críticos até o momento e já havia cumulado até a manhã desta quinta 300 mm de chuva, volume que supera a média esperada para todo o mês. Por causa da situação, a prefeitura entrou em estado de alerta e convocou uma comissão de emergência para definir estratégias de prevenção de acidentes. Vários esquemas de desvios tiveram de ser implantados nas ruas do município.

Leia também: Depois de dias chuvosos, sol deve aparecer “de leve” em Curitiba nesta quinta-feira

Em Camboriú, a Defesa Civil atendeu quase 30 ocorrências só na madrugada desta quinta. O principal transtorno são os alagamentos, que se formam rapidamente porque o sistema de drenagem e escoamento de água não consegue comportar tanta chuva. Na cidade, quatro pessoas ficaram feridas, entre elas uma menina de 11 anos que teve traumatismo craniano depois de cair.

Em Porto Belo, cerca de 200 pessoas também foram retiradas de suas casas. Um deslizamento de terra atingiu o único acesso entre Porto Belo e Bombinhas na madrugada desta quinta-feira. A pista foi parcialmente interditada, o que compromete o fluxo de entrada e saída do município.

Morte

Boletim da Defesa Civil aponta que as chuvas também já causaram três mortes em Santa Catarina. Dos três óbitos, dois ocorreram em Florianópolis. Um homem que fazia a limpeza de um bueiro, de madrugada, faleceu após cair e sofrer traumatismo craniano. O outro homem que morreu tentava atravessar uma enxurrada e foi levado pelas águas. No município de São João batista, uma menina de sete anos morreu após uma árvore cair em cima da casa dela. A irmã da garota, de 13 anos, também ficou ferida, mas não corre risco de morte.

Em Balneário Camboriú, um homem desapareceu após ser sugado por um bueiro.

Chuva até quando?

 

A previsão é que a chuva comece a diminuir nesta sexta. “A chuva ainda vai ser intensa nesta quinta-feira. Na sexta-feira, a chuva começa a diminuir. Toda essa chuva é favorecida pela evaporação do mar, que está aquecido, e os elevados índices de umidade do mar que são transportados para as cidades litorâneas”, explicou a meteorologista da Epagri/Ciram Laura Rodrigues à agência de da Secretaria de Comunicação do Estado.

Já na grande Curitiba e litoral, a chuva continua, com pancadas ao longo do dia, até o início da próxima semana.

Quedas de árvores têm sido cada vez mais frequentes em Curitiba