Finalmente!

Centro esportivo da Praça Oswaldo Cruz será reaberto após seis anos de espera

Com a reforma, uma das novidades do centro é a nova cobertura da piscina. Foto: Divulgação/SMCS

Após seis anos fechado, o centro esportivo da Praça Oswaldo Cruz, no Centro de Curitiba, será reaberto ao público em março. A estrutura está fechada desde 2012, na gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT). A obra de reforma, porém, só começou dois anos depois, em fevereiro de 2015. Já na gestão Rafael Greca (PMN), a promessa era de entregar a reforma em dezembro de 2017, três meses antes do anunciado nesta quinta-feira (8). Tanta demora levou, inclusive, uma frequentadora da praça a questionar a prefeitura na Justiça no fim de 2017. Na ação popular, o município era questionado sobre os aditivos da obra.

Nos seis anos em que ficou fechado, o centro poliesportivo da Oswaldo Cruz ficou abandonado, com o entorno servindo de abrigo para moradores de rua. O local também virou área de consumo de drogas – vizinhos reclamavam da presença constante de usuários de maconha e crack.

A reinauguração atrasada do centro poliesportivo será no mês de aniversário de 325 anos de Curitiba. A obra custou R$ 3,9 milhões provenientes da Caixa Econômica Federal. Entre as principais alterações está a cobertura da piscina, uma antiga reivindicação dos usuários. O ginásio também ganhou uma cobertura nova e o piso de madeira da quadra foi trocado. Vestiários, banheiros e salas de dança e musculação também foram reformados.

Com a reabertura, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) oferecerá aulas de natação, ginástica e musculação.Até 16 de fevereiro, as matrículas serão priorizadas aos alunos que já frequentavam o espaço antes do fechamento. A partir de 19 de fevereiro as matrículas serão abertas ao público geral. A expectativa é de que o centro poliseportivo atenda 2,2 mil pessoas por mês.