matrimônio gigante

Casamento Coletivo reúne 1,7 mil casais nesta sexta em Curitiba

Arena da Baixada foi o local de 1,7 mil casamentos nesta sexta-feira. Foto: Lineu Filho
Arena da Baixada foi o local de 1,7 mil casamentos nesta sexta-feira. Foto: Lineu Filho

De papel passado, com tudo “nos conformes”. Desta forma, 1.700 casais saíram da 3.ª edição do casamento coletivo que ocorreu na Arena da Baixada, o estádio do Clube Atlético Paranaense, em Curitiba, na noite desta sexta-feira (23). A cerimônia foi presidida pela desembargadora Joeci Machado Camargo. Cerca de 20 mil convidados dos noivos acompanharam o casamento da arquibancada, que teve até uma bênção ecumênica.

Apaixonados, a auxiliar odontológica Evelin Cristina de Souza, 22 anos, e o eletricista Felipe Daniel Alves, 27, trocaram o sim e as alianças. Eles já possuem uma filha de dois anos, Alice, e conforme a noiva, queriam casar pra deixar “tudo certo”. “É muita alegria estar aqui. Muda tudo. Agora somos mais casal, estamos mais unidos. A partir de hoje, somos um só”, disse Evelin, que agora adicionou o Alves do marido ao seu nome e quer deixar tudo “certo” perante Deus também, assim que conseguirem organizar uma cerimônia religiosa. “Queremos viver o resto da vida juntos”, ressalta o noivo.

Danyelle e Sebastian aproveitaram a ocasião para oficializar a união. Foto: Lineu Filho
Danyelle e Sebastian aproveitaram a ocasião para oficializar a união. Foto: Lineu Filho

A vendedora Danyelle Andrade, 22 anos, e o montador Sebastian Lima Manoel, 23, já estão juntos há seis anos. Mas agora, “de papel passado”, pretendem montar casa e ter filhos. “A gente quer tudo certo”, disse ela. Foi Sebastian quem pediu Danyelle em casamento. E apesar da jovem ser torcedora do Coritiba, foi dela a ideia de oficializarem a união no casamento coletivo, mesmo sabendo que seria na Arena. Sebastian, que é atleticano, aceitou na hora casar no gramado do time do coração.

Preto no branco

Durante a cerimônia, Joeci Camargo ressaltou a importância do registro civil da união e como isto é importante aos filhos do casal. “Porque a família é importante. Isso tudo aqui mostra que o casamento não está falido. Todos ganham com isto”, disse a desembargadora, que dos 25 mil casamentos civis que ela já presidiu em todo o Paraná, 3.600 deles foram na Arena da Baixada, local que já abrigou três edições do casamento coletivo. O primeiro, em 2014, uniu 800 casais. O segundo, em abril de 2016, oficializou 1.300 uniões e, este último, 1.700. Nesta edição, inclusive, havia casais gays.

Os casais que participaram da cerimônia são de Curitiba e de 13 municípios da Região Metropolitana: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

Casamento coletivo foi animado com música para os 20 mil convidados presentes. Foto: Lineu Filho
Casamento coletivo foi animado com música para os 20 mil convidados presentes. Foto: Lineu Filho

O casamento foi organizado em parceria com Poder Judiciário, o Sistema Fecomércio – Sesc e Senac-PR – (que organizou tudo e consegui até a produção para um grupo de noivas), o Clube Atlético Paranaense e a Prefeitura de Curitiba. A cerimônia iniciou às 20h15 e teve a animação da banda da Polícia Militar e da banda da emissora RPC, com participação dos repórteres Amanda Audi, Malu Mazza e Dulcinéia Novaes. O repórter Jasson Goulart também cantou com a banda e participou do cerimonial, junto com a desembargadora.

De papel passado

Quer casar e tá sem grana? Casamento coletivo 2018 está com inscrições abertas