OLHO VIVO

Carros locados da Prefeitura de Curitiba serão rastreados

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Em breve toda a frota de veículos locados utilizados na administração pública municipal estará rastreada eletronicamente e em tempo real. O novo equipamento vem para aumentar o controle com relação aos deslocamentos e garantir mais segurança para os motoristas e ocupantes dos veículos. O sistema é o mesmo utilizado em frotas de caminhões e veículos particulares que usam o monitoramento via satélite.

Até então, o controle da frota era feito unicamente de forma manual, com preenchimento de formulários de Requisição de Utilização de Veículos (RUV), para deslocamentos dentro dos limites do Município, e de Autorização para Circulação de Veículos (ACV), para utilização dos veículos em viagens oficiais ou fora do horário normal de expediente, sendo tais documentos lançados operacionalmente em sistema informatizado e posteriormente digitalizados.

A instalação dos rastreadores ocorre de forma gradual na frota e segue os padrões internacionais de utilização do equipamento, sendo instalado em pontos aleatórios do veículo, o que evita possíveis vandalismos externos.Os rastreadores registram a localização exata do veículo, todos os percursos, tempo gasto, velocidade, e também é possível identificar se o mesmo está ligado ou desligado.

Ao todo, já foram instalados 186 rastreadores, e até o final de ano toda a frota locada estará monitorada, contabilizando 614 veículos. A instalação da nova tecnologia e a manutenção dos rastreadores estão previstos no contrato de transporte oficial vigente, não incidindo em custos adicionais à administração pública de Curitiba.