Dia mundial do Fusca!

Carro mais amado do mundo faz aniversário e ganha evento especial

O aniversário do carro mais amado do mundo foi na última quinta-feira (22) e ele completou 83 anos (dos quais 58 anos no Brasil). Mas a comemoração em Curitiba foi neste domingo (25). O 9.º Dia Mundial do Fusca reúne mais de 800 exemplares no pátio da Faculdade Sociesc, na BR-116, no Pinheirinho até às 17h, e levou uma multidão de amantes do “besouro” para lá. Apesar da comemoração ser do Fusca, também havia muitos outros derivados de Volkswagen, com mais de 30 anos de fabricação, como Kombis, Variants, Brasílias, TLs, etc.

Um dos aficionados por “Fuscas” é o Márcio, dono de um exemplar 1963 há 20 anos. Mas neste domingo, ele decidiu ir com o Fusca “novo”, que comprou há dois meses. “Aqui tem muita venda e troca de peças originais, coisas que não acha fácil por aí. É melhor do que comprar pela internet. Aqui você encontra tudo o que quer, pega o produto na mão, conversa com quem tá vendendo, olha ver se vai ficar bom no carro”, diz Márcio, que veio com o Fusca “novo” para olhar as peças e ver se consegue deixá-lo mais “bonito”.

No evento havia Fuscas de todos os jeitos e cores imagináveis, inclusive os 'rat looks' (foto).
No evento havia Fuscas de todos os jeitos e cores imagináveis, inclusive os ‘rat looks’ (foto).

No evento havia Fuscas de todos os jeitos e cores imagináveis. Originais, personalizados, turbinados, impecáveis, outros nem tão impecáveis assim (enferrujados mesmo), os do estilo rat rods, etc. Uma das raridades é um Fusca 1959, achado num ferro velho há um ano. Luiz Fernando, segundo dono do exemplar, restaurou o carro em 10 meses. Ele diz que voltou ao hobby depois de 30 anos.

O carro mais antigo do evento é do ano 1950. Todas as peças dele foram produzidas na Alemanha e o veículo foi montado no Brasil. É um modelo que ainda não tinha as ventarolas, nem o pisca pisca em cima do paralama. O evento teve até um “Fusca e meio”. O dono restaurou um Fusca e pegou outro, de mesmo modelo, para “cortar no meio” e fazer uma pequena carreta, onde transporta uma lambreta.

O dono restaurou um Fusca e pegou outro, de mesmo modelo, para “cortar no meio” e fazer uma pequena carreta. Foto: Gerson Klaina.
O dono restaurou um Fusca e pegou outro, de mesmo modelo, para “cortar no meio” e fazer uma pequena carreta. Foto: Gerson Klaina.

Tinha também o Fusca do Papai Noel, pertencente a um padre curitibano que, todo mês de dezembro enfeita o carro, coloca renas na frente e leva um papai noel no banco de trás. Ele sai pela cidade distribuindo balas às crianças, sorrisos e espalhando a magia do Natal.

E o Fusca da Minnie, uma das personagens mais conhecidas de Walt Disney? Esse também estava lá, encantou a todos e levou a criançada a bordo para passeios dentro do pátio da Sociesc.

Além dos carros, em si, o evento teve shows musicais, gincanas, espaço kids, espaço mulher, voo panorâmico, concurso Garota Vintage, vendas de peças automotivas novas e usadas, sorteios de brindes e food trucks.