Entrada franca

Campeonato de handebol agita feriadão em São José dos Pinhais

Campeonato acontece de quinta a domingo em São José dos Pinhais. Foto: Divulgação

Vai ficar em Curitiba no feriado prolongado e ainda não pensou num programa para se divertir nestes dias? Que tal assistir um campeonato de handebol e ainda ajudar quem precisa? De quinta-feira (7) a domingo (10), acontece a Futuro Handeball Cup, em São José dos Pinhais, que vai reunir 80 equipes compostas por mais de 900 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes, vindas de todos os cantos do Brasil. A entrada é franca, mas quem quiser pode levar um quilo de alimento não perecível como ingresso. Em parceria com o Instituto GRPCom, as doações serão distribuídas a instituições carentes.

Conforme os organizadores, a grande Curitiba já teve um campeonato forte de handebol, mas que foi encerrado em 2007. Desde então, a capital deixou de ser referência na modalidade esportiva. Para reverter esse quadro, uma família de Curitiba envolvida com o handebol decidiu colocar em prática um projeto, para além de reavivar a modalidade, qualificar atletas na grande Curitiba.

O pontapé inicial deste projeto foi a criação de um campeonato, o Futuro Handeball Cup, para reunir não somente atletas do País todo, mas também de abrir uma oportunidade para os praticantes locais participarem de um campeonato, sem ter os altos custos de deslocamento, hospedagem e alimentação de participação de eventos em outros estados.

Abertura

Apesar de vários jogos ocorrerem ao longo da quinta-feira (7), a abertura oficial do Futuro Handeball Cup será às 19h no Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann (Av. Rui Barbosa, 4997 – bairro Afonso Pena, São José dos Pinhais). Em seguida, no local ocorre uma das partidas do campeonato, com dois times considerados “fortes”: o Recreio da Juventude, do Rio Grande do Sul, conhecido por sua tradição e vitórias, e o EPH / PUC / CNO, time curitibano que acabou de ganhar o 3.º lugar na chave bronze, do campeonato paranaense.

Dez estados brasileiros mandarão representantes para a Copa, que terá crianças e adultos de 9 a 50 anos, divididos em dezenas categorias (quadra e areia) e em 250 partidas. Informações sobre as chaves, locais e horários estão disponíveis no site do evento.