Labrador mestiço

Cachorro levado em assalto volta para casa sozinho quase cinco horas depois

Toddy, mestiço de labrador, voltou sozinho para casa após ser levado por assaltantes. Foto: Reprodução/Facebook

Um cachorro levado durante um assalto na noite de segunda-feira (29), no bairro Uberaba, em Curitiba, voltou para casa sozinho depois de quase cinco horas do desaparecimento. Toddy, de 12 anos, é um labrador mestiço. Ele e outros três cães – Boneca, de 6 anos; Chuchu, de 8 anos; e Ágata, de 11 anos – estavam dentro do carro da dona deles quando o veículo, um Nissan March branco, foi roubado.

De acordo com a irmã da dona dos cachorros, a aposentada Pérola Ferraz, de 61 anos, a dona dos bichos voltava de um passeio com os cães, por volta das 19h30, quando foi abordada por dois jovens, um deles armado. O assalto ocorreu quando a mulher já tinha deixado o carro na garagem e se dirigia para fechar o portão da casa. A residência fica em um condomínio fechado, mas é a única a ter entrada voltada diretamente para a rua, o que facilitou a ação dos criminosos.

“Minha irmã tentou soltar os cachorros, pediu ‘por favor, deixem meus cachorros’, mas não adiantou. Ela entrou na frente do carro, correu o risco de ter levado um tiro ou de ter sido atropelada”, comentou Pérola, que fez um apelo nas redes sociais em busca dos animais.

Passada a fuga dos ladrões, Toddy chegou em casa perto da meia-noite, muito assustado. A família acredita que, após ser abandonado pelos bandidos, ele tenha encontrado mais facilidade para achar o caminho de volta para casa por uma característica da própria raça – o faro apurado. Não é à toa que cachorros labradores são treinados pela polícia e pelo Corpo de Bombeiros na busca de bandidos, pessoas desaparecidas e vítimas de acidentes como desabamentos.

Por volta das 9 horas, Pérola e a irmã tiveram a notícia de que Boneca e Chuchu foram encontradas no Cajuru, bairro vizinho ao Uberaba. Perdidos, os cães foram acolhidos por moradores ao serem visto andando na rua. Eles souberam que a dona estavam em busca deles após a divulgação no Facebook.

Seguem as buscas

As irmãs ainda seguem procurando Ágata. Elas registraram boletim de ocorrência na Polícia Civil e as imagens das câmeras de segurança do condomínio devem ser liberadas ainda nesta terça para ajudar nas investigações. Informações que possam ajudar a localizar o animal podem ser repassadas pelos telefones 3013-6875 ou 9 9604-4922.

Depois de encontrados, os cães devem se juntar a outros quatro cuidados pela irmã de Pérola. O maior deles, inclusive, teria assustado os bandidos. Após ouvirem o latido alto do animal, os ladrões desistiram de entrar dentro da casa da vítima e saíram levando somente o carro dela.