segurança

BR-277 sentido praias terá área de escape para caminhões sem freio

Área de escape da BR-277 será nos moldes da BR-376. Foto: Aliocha Mauricio
Área de escape da BR-277 será nos moldes da BR-376. Foto: Aliocha Mauricio

Uma área de escape será construída na BR-277, no sentido que leva às praias do Paraná, na região da Serra do Mar. De acordo com a Ecovia, o local será acessado pela pista da direita no km 37, em Morretes. O objetivo é criar uma área no meio do trecho de descida da Serra do Mar que possa ser utilizado pelos veículos pesados – caminhões, carretas e ônibus – que tiveram problemas mecânicos, principalmente a falta de freios, e com isso diminuir o número e a gravidade dos acidentes.

As obras terão início na segunda-feira (16) e a previsão é de que sejam concluídas no segundo de semestre de 2018. O local será sinalizado a partir do quilômetro 37. A Ecovia aguardava a licença do Instituto Ambiental do Paraná (IAP-PR) para poder dar início à obra e agora obteve o documento.

A área será feita com um material conhecido como argila expandida, que ajuda na absorção de velocidade e redução de impactos, semelhante ao utilizado em autódromos de corridas esportivas.

BR-376

A BR-376 já conta a estrutura desde 2011 e vários acidentes foram evitados desde então. Cerca de seis mil veículos pesados passam por dia pela rodovia. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgados pela concessionária Autopista Litoral Sul em 2015, apontam que de cada dez caminhões que descem a Serra do Mar, quatro possuem irregularidades mecânicas, a maioria problemas de freios.

Novo radar em trecho urbano da BR-277 dentro de Curitiba já está funcionando!