"Vai e faz"

Blog divulga cursos pra mulheres e conta histórias de protagonismo feminino

Foto: Arquivo

Com o foco em mulheres, a jornalista Antoniele Luciano, 31 anos, criou o blog “Maria Vai e Faz” em julho do ano passado. A intenção é contar histórias de protagonismo feminino e também “divulgar ações e perfis de mulheres que fazem acontecer”, como ela define. No começo, o foco era em mulheres de Curitiba, mas, com o poder da internet, ficou mais abrangente. Hoje, cursos e histórias de diversas mulheres inspiradoras são contados. A intenção é incentivar através de histórias emocionantes.

“O projeto teve início por conta de uma carência que percebi. Histórias de protagonismo envolvendo mulheres só surgem na mídia quando a gente tem alguma data comemorativa. Só que, na verdade, as mulheres fazem coisas o ano inteiro, quanto mais procura, mais você acha mulheres fazendo coisas interessantes”, afirma.

A ideia da jornalista surgiu quando, depois de 10 anos, em um veículo de comunicação, sentiu a necessidade de se reinventar e dar voz àquelas que muitas vezes não são vistas. No blog há dezenas de relatos inspiradoras e também outros serviços para as mulheres.

“As pautas são coisas úteis e lá temos histórias que ajudam elas a se enxergarem e serem motivadas. É como se você desse voz a elas, ainda existe aquela coisa da rivalidade entre as mulheres, mas isso é uma coisa inventada e acho que sim podemos nos ajudar”.

Oficina

Um dos últimos posts do blog é a oficina “Mulheres que pedalam”, que acontece no próximo domingo, dia 25 de março, às 15h. O encontro “Oficina de Bike para Mulheres – Mecânica para chegar em Casa”, acontece na Decathlon Barigui e a entrada e gratuita. A oficina vai ser ministrada pela voluntária Fran Neves e outras mulheres que atuam como Bike Anjas em Curitiba.

Por lá as mulheres podem trocar informações e aprendizados. Além disso, a ideia é conhecer ferramentas e habilidades básicas para seguir viagem, caso uma emergência aconteça. Entre os assuntos abordados estão a troca e remendo de pneus. Caso você conheça uma história inspiradora ou algum curso destinado às mulheres é possível entrar em contato com a Antoniele através do contato@mariavaiefaz.com.br.