Dia sem carro!

Blitz educativa acontece nesta sexta em dez pontos de Curitiba

Foto: Divulgação/PM-PR

Com o objetivo de mostrar para a população a importância da atenção e do respeito no trânsito, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) faz, nesta sexta-feira (22), uma blitz educativa em 10 pontos de Curitiba. A ação, em caráter educativo, conta com a ajuda da população e até mesmo de estudantes nos trechos feitos em frente à escolas.

A atividade, feita em virtude da Semana Nacional de Trânsito, visa mostrar que através da conscientização pode-se reduzir o número de acidentes, atropelamentos e de mortes no trânsito. A ação começou às 11h e segue até às 13h.

 

Na Rua Jacarezinho, nas Mercês, quem entregava os folhetos e falava sobre a importância do cuidado no trânsito eram os próprios alunos do Colégio Estadual Guido Straube. Acompanhados de um policial militar do BPTran, os jovens usaram a ação da PM como uma atividade extra da escola.

O tema da semana nacional do trânsito, neste ano, é o “minha escolha faz diferença”. Segundo a tenente Etiene do Carmo, do BPTran, é exatamente nesse sentido que ações como essa buscam. “Mostrar para as pessoas que todas as nossas atitudes fazem a diferença no trânsito”.

Segundo a tenente, de janeiro a agosto deste ano, houve redução no número de óbitos em acidentes de trânsito em Curitiba, de 42 em 2016 para 39 neste ano. “O número da diminuição pode ser pequeno, mas mostra que a questão do comportamento, seja dos motoristas ou dos pedestres, é importante”.

Evolução

“Nos últimos dez anos, a frota de veículos teve um aumento de 80% no Estado. Este número crescente gera maiores congestionamentos, poluição do ar e problemas de saúde pública. Por isso, neste dia queremos incentivar o uso de meios alternativos, como a bicicleta, o transporte público, com impacto direto na qualidade de vida e na mobilidade urbana”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Em julho de 2007, o Paraná contava com 3.846.310 veículos em circulação , no mesmo período deste ano são 6.949.166. Atualmente, as maiores frotas são de automóveis (4.085.569), motocicletas (1.029.053), caminhonetes (577.851) e motonetas (265.187).

Em Curitiba, a frota de veículos cresceu 39,48% nos últimos dez anos. De 1.005.066 em julho de 2007 subiu 1.401.866 no mesmo mês de 2017.

PARCEIROS – Entre os parceiros das blitzes estão a empresa Auto Viação São José dos Pinhais, Blokton, Centec (Curso de instrutor de autoescola), Coopbroker Corretora de Seguros, Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e Sanepar.

Confira os 10 pontos de blitz educativa em Curitiba:

1- Rua João Negrão X Baltazar Carrasco dos Reis

2- Rua Desembargador Westphalen Nº 2.649

3- Rua André Ferreira Barbosa (Próximo ao Terminal do Pinheirinho)

4- Avenida Benjamins Lins Nº 559

5- Avenida General Mário Tourinho, Nº 1.055 (próximo a Honda Prixx)

6- Avenida Prefeito Maurício Fruet X Vidal Natividade da Silva

7- Avenida Victor Ferreira do Amaral (em frente à Sanepar Sentido Pinhais)

8- Rua Jacarezinho, nº 1.680 (em Frente a Escola Estadual Guido Straube)

9- Rua Mateus Leme X Aristides Teixeira

10- Linha Verde Em frente a Polícia Rodoviária Federal

Voltar ao topo