Viralizou!

Verdadeiro ou falso? Áudio no WhatsApp pede pro povo não ir pras ruas de 1 a 5 de maio

Áudio sobre suposta orientação da Polícia é falso. Foto: Arquivo.
Áudio sobre suposta orientação da Polícia é falso. Foto: Arquivo.

É falso o áudio que circula em grupos de Whatsapp afirmando que do dia 1º ao dia 5 de maio é aconselhado que as pessoas não saiam de casa. A gravação foi feita depois de que ficou evidente a possibilidade de manifestações por conta da greve geral, organizada para a próxima sexta-feira (28), e das comemorações do dia do trabalhador, na próxima segunda-feira (1).

Conforme a Polícia Militar (PM), ainda não há nenhuma orientação sobre a segurança nas ruas. A informação é de o comando da PM está avaliando quais medidas vão ser tomadas, mas, de imediato, já desmente o que é dito no áudio.

Confira o áudio:

PM dá orientações

A PM, em nota, informou que a única orientação verdadeira por parte do comando-geral da corporação, “é no sentido de que as pessoas que não têm interesse em participar, pró ou contra qualquer um dos lados que protagonizam este momento histórico da nação, que evitem os locais de concentração, de manifestação, inclusive para colaborar com a normalidade da vida da cidade durante estes eventos”.

Para a população, a PM informou que todas as medidas de modo a preservar a ordem pública, garantir o direito à manifestação e produzir o controle social em caso de quebra da ordem vão ser adotados. “No que compete seu papel constitucional, mas nunca pautada pela teoria do caos como estão tentando divulgar em mídias sociais”.