Vão para onde?

Famílias que viviam em área desocupada cobram solução em Colombo

Dezenas de manifestantes protestam na manhã festa segunda-feira (21) contra a decisão judicial que determinou a reintegração de posse de uma ocupação irregular na Vila Liberdade, em Colombo, na região metropolitana, na última quinta-feira (17).

Por volta das 9h eles bloquearam as duas pistas da BR-116 até o acesso da BR-476, Estrada da Ribeira. Equipes da Polícia Rodoviária Federal acompanham a manifestação que deve seguir até a subprefeitura de Colombo, na região do Alto Maracanã.

“Nós vamos ficar lá até ter um lugar pra ir. Nós não temos lugar pra ficar. Eles chegaram e não deixaram a gente levar nada, passaram com o trator por cima de tudo estamos sem tem o que comer e nem aonde dormir. Tem gente que está até sem documento”, contou Evans Mauri Fabiano, líder comunitário.

Irregular

Há aproximadamente oito meses cerca de 450 famílias estavam morando na ocupação irregular. Eles reclamam que não foram avisados pela Justiça que o local seria reintegrado e por isso não tiveram tempo para tirar seus pertences das casas. Agora os moradores querem que as autoridades municipais se comprometam a encontrar um lugar para as famílias ficarem.

A área que estava sendo ocupada pelos manifestantes é particular e pertence a um manancial. No local havia cerca de 150 casas. A reportagem da Tribuna do Paraná entrou em contato com a Prefeitura de Colombo e aguarda uma reposta da administração municipal.

O trânsito na região continua complicado e os motoristas devem procurar rotas alternativas.

Sexta-feira também teve manifestação

Na sexta-feira (18) os manifestantes também bloquearam as pistas as duas pistas da BR-116, na altura do quilômetro 16 (Vila Zumbi dos Palmares). As pistas foram fechadas no fim da tarde por cerca de 100 pessoas, que atearam fogo em pneus sob o asfalto. O congestionamento tomou enormes proporções, bloqueando o trânsito até mesmo nas ruas dos bairros ao redor, com Bacacheri e Bairro Alto.