Ciclovia

Após furtos de luminárias, Prefeitura faz teste com novos postes pra evitar mais ocorrências

Novo poste servirá de teste para tentar evitar novos casos de furtos de luminárias de LED. Foto: Divulgação/SMCS

Após 23 postes da ciclovia Linha Verde Sul terem sido serrados por bandidos para furtar as luminárias de LED, nos últimos quatro meses, a Prefeitura de Curitiba fará um teste em um dos novos postes para tentar evitar a ocorrência de novos casos. Na manhã desta quarta-feira (27), a administração municipal reinstalou um dos postes, com todo o seu interior preenchido com concreto. Além disso, o equipamento, instalado na ciclovia entre os bairros Parolin e Fanny, será observado durante uma semana.

 

“Vamos ver como irá se comportar, se vão tentar serrar novamente. A nossa ideia é testar esta nova técnica. Se não acontecer novos furtos ou vandalismos vamos trocar todos os postes que foram serrados e vamos preencher com concreto”, explicou Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública.

Prejuízos

Até agora, o prejuízo registrado com os postes serrados e roubos de luminárias chegou a R$ 94,1 mil na ciclovia da Linha Verde Sul, entre os bairros Parolin e Fanny. “Estamos fazendo um trabalho em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Civil para tentar diminuir as ocorrências e os prejuízos para o município”, explicou Malheiros.

Todos os postes de fibra que foram serrados fazem parte da obra que a Prefeitura executa para melhorar a iluminação da ciclovia na Linha Verde. Estão sendo investidos R$ 2,3 milhões na implantação e melhoria do sistema de iluminação de 18,5 quilômetros de ciclovias da cidade.

Os furtos e vandalismo acabam gerando insegurança para a população que caminha ou passa de bicicleta pelos locais. As pessoas podem denunciar as ocorrências pelos telefones 153 da Guarda Municipal ou pelo 156 da Prefeitura.