Cadê?

Após furtos de estátuas, protesto anônimo na Praça Santos Andrade viraliza na internet

Busto do médico Victor Ferreira do Amaral, um dos fundadores da UFPR, foi furtado em 2017 e agora recebe protesto. Foto: Aniele Nascimento

Cartazes com pontos de interrogação de papelão foram espalhados nesta semana na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, para questionar onde foram parar os 14 bustos do local – dez deles foram furtados. As imagens com a frase “Cadê a estátua que estava aqui?” viralizaram na internet.

Um dos bustos furtados e cuja base de sustentação recebeu o protesto é justamente o do médico Victor Ferreira do Amaral, um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cujo prédio histórico fica na praça. Um pedestre espirituoso chegou a responder no cartaz: “Pergunta para os vândalos”. Mas a história vai além.

A resposta para a manifestação é a determinação do prefeito Rafael Greca (PMN) de retirar cerca de 40 bustos e monumentos das praças e espaços públicos para evitar que sejam furtados. A ação é coordenada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). A prefeitura colocou azulejos com informações sobre a escultura e o processo de restauro nos locais onde estavam as obras.

A administração municipal começou a retirar as peças históricas em janeiro. Até o momento, 14 foram recolhidas e passam por processo de restauração. O processo faz parte do Programa de Preservação do Patrimônio de Arte Escultural de Curitiba, lançado em janeiro, que tem objetivo de inibir o vandalismo, preservar a memória e o patrimônio cultural da cidade.

Os 14 monumentos recolhidos estão em processo de avaliação, limpeza e conservação pela equipe da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC. Após o processo, os bustos e monumentos que necessitarem serão encaminhadas para restauro. As peças serão entregues à medida que ficarem prontas. Elas serão reinstaladas em seus locais originais com um sistema de rastreamento eletrônico.

Explicação oficial da prefeitura de onde estão os bustos da Praça Santos Andrade. Foto: Aniele Nascimento
Explicação oficial da prefeitura de onde estão os bustos da Praça Santos Andrade. Foto: Aniele Nascimento

Vandalismo

Nos últimos meses, foram registrados furtos do busto da Madre Leonie de São José de Chambéry, que ficava na Praça Rui Barbosa, e dos fundadores da UFPR Nilo Cairo, Plínio Tourinho e Victor Ferreira do Amaral, na Praça Santos Andrade. Houve ainda tentativa de furto do busto de Macedo Filho, também na Santos Andrade, mas a Guarda Municipal conseguiu impedir. Haverá réplicas para as estátuas que sumiram.

Para tentar conter a ação dos criminosos, a prefeitura firmou em janeiro um acordo com a Polícia Civil para tentar coibir o comércio ilegal de bronze – alvo dos ladrões de bustos – e outros materiais recicláveis como cabos de eletricidade. A ação conta com reforço de fiscalização em ferro-velhos que vendem estes metais.

Estátua da Praça Santos Andrade amanhece com a boca pintada de ‘batom’