CLIMA

Alerta de tempestades no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Um aviso de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (10) informa que podem ocorrer tempestades em todo o Paraná, parte de Santa Catarina e litoral do Rio Grande do Sul nas próximas horas. O alerta é de nível laranja – com ventos entre 60 km/h a 100 km/h – e há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e chuva de granizo. Segundo o Inmet, as chuvas podem chegar a um volume entre 30 e 60 mm/h.

Em Curitiba e Região Metropolitana, o Simepar prevê ventos de aproximadamente 70 km/h e a chuva deve seguir até a madrugada. “Uma frente fria está avançando sob o estado e trazendo diversas áreas de instabilidade. Já estamos com chuva em toda Região Metropolitana e também ao norte da capital”, informa o meteorologista Tarcizio Valentin da Costa.

Confira a previsão tempo para os próximos dias!

Ainda segundo ele, o número de raios também está alto no estado desde o início da tarde e, em apenas 15 minutos, foram registrados 3.050 incidências do fenômeno. “Esse resultado ocorreu entre 13h45 e 14h, o que mostra a instabilidade atmosférica nesta tarde”, informou.

Como agir em caso de tempestade

Caso a chuva chegue com a intensidade prevista, o Inmet orienta que a população tome alguns cuidados. Durante rajadas de vento, por exemplo, não é recomendado procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas.

Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Outra orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Para mais informações ou para solicitar auxílio em situações de emergência, basta entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros, no telefone 193.