Previsão

Alerta de ressaca no Litoral do Paraná segue até terça-feira!

Foto: Rodrigo José Tozin/arquivo.

A temida ressaca, que pode afetar grande parte do litoral brasileiro, não causou nenhum incidente no Litoral do Paraná até a manhã deste domingo (13). No entanto, moradores, banhistas e navegadores seguem em alerta, pois o aviso de ventos fortes e ondas de até 4,5 m emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) continua válido até a próxima terça-feira (15). A Defesa Civil foi notificada e o Corpo de Bombeiros intensifica sua ação nas praias do estado devido às condições do mar.

De acordo com Kelly Frizzo, da Capitania dos Portos do Paraná, as informações divulgadas pela Marinha na última sexta-feira (11) preveem rajadas de vento entre 50 km/h a 60 km/h. “Há previsão de ressaca do Chuí, no Rio Grande do Sul, até Regência, no Espirito Santo, passando por toda a costa paranaense”, informou.

O Corpo de Bombeiros informa que repassou o alerta às Defesas Civis municipais de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. A atitude é de prevenção e todas as equipes estão prontas para agir.

Surfistas e banhistas

A orientação é de que banhistas e surfistas evitem entrar no mar. “Mesmo os surfistas habituais e acostumados devem ter atenção especial para evitar acidentes”, pontua a tenente Virgínia Turra, do Corpo de Bombeiros .

O surfista profissional Serginho Laus, de 37 anos, concorda. Segundo ele, os ventos estão mais intensos que o normal e as ondas permanecem fortes na manhã deste domingo (13). “Sem condições de surf em toda a região”, pontuou.

Já o gerente operacional Guilherme Grotti, 27, acredita que a situação não seja motivo para pânico. Morador da Ilha do Mel, ele afirma que o mar está mais calmo em sua região e será possível subir na prancha. “Vou aproveitar que tem onda pra surfar. Esperei o ano todo por isso”, comentou.

Embarcações

Para os navegadores e condutores de embarcações menores, como as de pesca, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) pede que naveguem em casos de extrema necessidade e cumpram todas as normas de segurança, portando coletes salva-vidas, boias, sinalizadores e equipamentos de orientação e comunicação em bom estado.