LUTO

Adeus a Zé Trindade, o barbeiro mais famoso de Curitiba

Foto: Hugo Harada.

Desde que chegou em Curitiba, em 1959, José Trindade passou a colecionar uma lista de clientes célebres. Jaime Lerner, Ney Braga, Ivo Arzua, Saul Raiz, Paulo Pimentel, Luiz Carlos Martins e o desembargador Tadeu Costa foram apenas alguns dos nomes que batiam ponto na cadeira do barbeiro, que cortava as madeixas da clientela no coração da Boca Maldita. Trindade não chegou a se aposentar e ainda trabalhava, mas nesta terça-feira, aos 79 anos, não resistiu aos problemas de saúde que se agravaram nos últimos anos.

Até algumas semanas ele ainda batia ponto diariamente no Bar Stuart, reduto da cidade que frequentava desde quando chegou na capital, vindo de Porto União (SC). Trindade nasceu em Bituruno, no Sul do Paraná, mas foi em terras catarinenses que aprendeu o ofício de barbeiro ou de “engenheiro capilar” como gostava de ser chamado.

LEIA MAIS: Barbeiro do poder – conheça José Trindade

Nelson Ferri, proprietário do bar Stuart, conta que Trindade ia diariamente no bar da Praça Osório, mas que desde o início do ano começou a ter problemas de saúde e apresentar anemia. Ainda assim, a carne de onça e a água tônica eram seus pedidos diários no bar que é um dos mais antigos da capital.

Foi casado duas vezes, mas estava separado. Deixou 4 filhos:  Lisiane, Angélica, Júlio e Beto e uma lista de clientes saudosos do seu profissionalismo – como é de praxe na profissão, ouvia muito, mas pouco falava sobre a vida dos seus consagrados clientes políticos. A repórter Paula Weidich escreveu um perfil sobre ele, publicado pela Tribuna.

O velório acontece nesta terça-feira, às 21h, na Capela Municipal São Francisco de Paula. O enterro é amanhã (19), às 10 horas, no Cemitério Parque Iguaçu.