Prevenção do suicídio

Jogo Baleia Azul faz procura por centro de apoio crescer 445% em apenas dez dias

Atendentes do CVV oferecem ajuda por telefone e e-mail. Foto: Felipe Rosa

O Centro de Valorização à Vida (CVV) tem registrado um aumento na procura pelos seus serviços desde que houve a estreia da série televisiva 13 Reasons Why, da plataforma Netflix, e da disseminação do jogo da Baleia Azul. O jogo propõe o suicídio como o último de 50 desafios impostos aos participantes. A relação entre a série e o jogo se restringe ao tema do suicídio. Em Curitiba, nesta terça-feira (18), foram registradas sete tentativas de suicídio que podem ter relação com o Baleia Azul e a 13 Reasons Why.

O CVV é um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Os voluntários atendem sigilosamente chamados por telefone, chat, Skype e e-mails 24 horas por dia. Entre 1º e 10 de abril, a procura pelo serviço via e-mail cresceu 445%. Foram recebidos 1.840 e-mails em todo o país, contra 635 no mesmo período de março. Embora nesse tipo de contato não seja possível saber a origem de quem procurou o serviço, o porta-voz do grupo em Curitiba, Quintino Dagostin, diz já ter notado crescimento na demanda também na cidade.

“Houve um aumento de ligações e e-mails, principalmente de jovens. Apesar de o serviço ser prestado sem que a pessoa se identifique, nossos voluntários têm percebido que as ligações dessa faixa etária aumentaram por conta da forma de falar e os temas peculiares a essa idade que estão sendo abordados”, afirmou Dagostin.

Além do aumento na procura via mensagem eletrônica em todo o país, o CVV também tem contabilizado mais tráfego de visitantes em seu site. Segundo a assessoria do grupo, a média de visitantes únicos no site pulou de 2,5 mil para mais de 6,7 mil desde que a série da Netflix foi lançada em 31 de março.

Segundo Dagostin, a procura pelo serviço já havia crescido desde o último setembro amarelo. Nesse mês, tradicionalmente são realizadas campanhas de prevenção ao suicídio. “Mas houve um pico realmente na última semana”, observou.

O CVV ressalta que o serviço prestado pelos seus voluntários é totalmente sigiloso. Quem quiser fazer contato pode ligar no número 141 ou procurar os canais de comunicação eletrônicos do grupo no site da organização.