Contaminado

Anvisa proíbe venda de filé de peixe congelado da marca Qualitá

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou recolher um lote de filé de peixe congelado polaca do Alasca da marca Qualitá, do grupo Pão de Açúcar, nesta sexta-feira (26). A interdição se refere ao lote A170216036J, com validade 16/2/2019, por “conter evidências de matéria estranha indicativa de risco”.

O alimento foi reprovado em testes realizados pelo Instituto Adolfo Lutz – LACEN-SP. O resultado acusou presença de dois tipos de parasita, cestóides da Ordem Trypanorhynca e nematóide da Família Anisakidae.

A decisão proíbe a comercialização do lote do produto em todo o território nacional. Além disso, a Agência também determinou que a empresa Companhia Brasileira de Distribuição, responsável por distribuir o produto, promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

A Anvisa orienta que os consumidores, que fazem uso do produto, a entrarem em contato imediatamente com o Serviço de atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa, para instruções a respeito do recolhimento e substituição do produto.

Posicionamento

Em nota divulgada no final da tarde desta sexta (26), a marca Qualitá informou que solicitou o recolhimento do lote de todas as lojas que eventualmente o possuem em gôndola. A marca esclarece ainda que realiza análises periódicas do item em questão, atendendo aos requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e se coloca à disposição dos clientes que desejem trocar o produto do lote em questão em qualquer loja que comercializa o item. A marca informa ainda que não tem registro de manifestação relacionada a não-conformidade deste produto. A Qualitá fica à disposição de seus clientes pelo telefone 0800 15 2134, de segunda-feira à sábado, das 9h às 18h.