Má administração

Analistas tributários da Receita Federal paralisam atividades por três dias

Analistas da Receita Federal cruzamos braços por três dias.
Analistas da Receita Federal cruzam os braços por três dias. Foto: Divulgação / SindiReceita

Quem precisou de algum serviço da Receita Federal no Paraná, nesta semana, encontrou dificuldades no atendimento. Os analistas tributários do órgão decidiram paralisar as atividades por três dias. A greve começou segunda-feira (24) e deve seguir até quarta-feira (25).

No Paraná, 600 analistas estão de braços cruzados. Os serviços prejudicados são: análise de processos de cobrança, restituição e compensação, orientação aos contribuintes, inscrição de cadastros, regularização de débitos e pendências, análise dos pedidos de parcelamento, emissão de certidões negativas e de regularidade, revisões de declarações, atendimentos a demandas e respostas a ofícios de outros órgãos, entre outras atividades.

De acordo com informações do Sindicato da Carreira de Auditoria da Receita Federal (SindiReceita), os mais de 8 mil analistas do país cruzaram os braços devido a atos da administração da Receita Federal que interferem na reestrutura e na remuneração dos servidores.

Para a presidente do Sindireceita, Silvia de Alencar, a paralisação é um ato para chamar a atenção da sociedade para a gravidade dos fatos envolvendo a administração da Receita Federal. “Há três anos, a Receita Federal não apresenta qualquer resultado positivo: quedas sucessivas na arrecadação, muito além da retração do PIB; declínio progressivo da presença fiscal; R$ 1,5 trilhão em créditos tributários devidos, mas sem cobrança eficiente; fronteiras abertas ao contrabando. O país mergulhado numa crise sem precedentes e a Receita Federal refém de vaidades”, criticou.

Na quinta-feira (27) o atendimento na Receita Federal deve estar regularizado.