Bebê nasce dentro de viatura da Polícia Militar em Curitiba

Um bebê nasceu dentro de uma viatura da Polícia Militar na madrugada desta sexta-feira (14). Por volta da meia-noite e meia o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) recebeu uma ligação através do telefone 190. A pessoa informou que havia uma pessoa passando mal na Rua São Francisco, no Largo da Ordem, centro de Curitiba. Quando chegaram ao local, os policiais militares do 12.º Batalhão encontraram uma mulher bastante nervosa, quase no início do trabalho de parto.

Devido à urgência, os policiais militares, soldados Jucimar e Bottega, colocaram a mulher dentro da viatura para seguir ao pronto-socorro mais próximo. No banco de trás, a bolsa rompeu e a criança começou a nascer. Este é o sexto filho de Márcia Cristina Teles Souza, 30 anos. Quando o bebê, um menino, havia acabado de nascer, chegaram os atendentes do Samu (Serviço de Atendimento Médico a Urgências), que tomaram as providências necessárias e encaminharam a família a um hospital.

De acordo com o comandante do 12.º Batalhão, tenente-coronel Jorge Costa Filho, os policiais ?jamais deixam de atender quando chegam a determinado endereço e encontram pessoas precisando do encaminhamento assistencial?. Do começo do ano até agora, nos 22 municípios e em Curitiba, área de responsabilidade do Comando do Policiamento da Capital, pelo menos outras 60 mulheres foram atendidas pela Polícia Militar quando entravam em trabalho de parto.

Exemplos ? No dia 8 de agosto, uma jovem de 20 anos foi levada por policiais militares do 17.º Batalhão (Batalhão Metropolitano) a um pronto-socorro em Colombo. Quando ela entrou na viatura, a bolsa já tinha rompido, mas ainda deu tempo de chegar até a unidade de saúde, onde o bebê nasceu. No dia 19 de setembro, policiais militares do 12.º BPM encaminharam à maternidade Nossa Senhora do Rosário uma parturiente que, por pouco, deu à luz o filho dentro da viatura.

No domingo, 9 de outubro, policiais militares da Companhia de Polícia de Choque que seguiam para instrução foram parados no meio da rua, no bairro Bom Retiro, em Curitiba, por familiares de uma futura mamãe, que pediam ajuda para que ela fosse levada até um hospital pois estava em trabalho de parto. Eles acalmaram a mãe, enquanto um dos soldados foi em busca de uma enfermeira num dos hospitais das proximidades. A criança nasceu, e mãe e filha foram encaminhadas em seguida para o Hospital Evangélico.

Voltar ao topo