enkontra.com
Fechar busca

+ Pop

Livro conta o dia a dia do trabalho policial

  • Por Luciana Cristo

Depois de ser convencido pela produção da série de TV Operação de Risco a fazer o roteiro do programa, o jornalista e roteirista Beto Ribeiro entrou de cabeça no projeto, cada vez mais curioso sobre o dia a dia do trabalho de policiais nas ruas de São Paulo.

Para dar continuidade ao projeto, Ribeiro lança agora o livro Operação Policial (Editora Marco Zero), ao sentir a necessidade de retratar o “lado bom” dos indivíduos que compõem a corporação policial, inclusive para as próprias famílias dos policiais, que não costumam vê-los como heróis. Ou seja, falar bem da polícia.

Todos os casos contados no livro, de acordo com os produtores, são reais, relatadas pelos próprios policiais, sem nenhuma interferência, nem mesmo com um roteiro pré-estabelecido. São histórias de policiais civis, militares e técnico-científicos, com a intenção de aproximar a população da polícia.

A primeira parte do livro é dedicada às ações policiais que foram mostradas ao longo da série de TV, que foi o primeiro reality brasileiro a retratar o universo policial.

Aí, as histórias vão desde como o cenário do que parecia ser um “dia tranquilo” pode mudar em poucos minutos para a alta adrenalina de uma perseguição a bandidos até a preparação para a entrada em favelas para apreender drogas e prender traficantes.

O trabalho de investigação de uma pessoa encontrada morta (homicídio ou suicídio?), a perícia e os testes que devem ser feitos para se chegar a uma conclusão, como é montada a segurança em eventos como a Parada Gay, a forma como é elaborada uma operação contra a pirataria ou a venda ilegal de palmito, feita na divisa dos estados de Paraná e São Paulo, assim como a investigação sobre exploração de prostitutas e travestis nas ruas são outros temas que aparecem no livro de Ribeiro. Após os relatos, Operação Policial aborda a organização da polícia de São Paulo.

Além de ter participado do Operação Policial/Operação de Risco, Ribeiro escreveu Poder S.A. Histórias possíveis do mundo corporativo, que tem um projeto para ser transformado em série de TV.

Serviço

Operação Policial, de Beto Ribeiro. Editora Marco Zero. 112 páginas. R$ 19,90.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas